Você já imaginou quanto a Apple gasta para produzir um dos seus celulares? Na última semana, o relatório da empresa de pesquisa mercado Counterpoint Research respondeu essa dúvida ao mostrar que fabricar um iPhone 14 Pro custa menos de R$ 2,5 mil para a empresa, o equivalente a US$ 464.
Leia mais: Aluguel de iPhone: novo serviço de assinatura da Apple ganha data e valor
No Brasil, os usuários estão pagando R$ 9.499 para levar o modelo para a casa. O valor apontado pela pesquisa é 3,7% maior do que o do modelo antecedente, o iPhone 13 Pro. Entenda mais ao longo do artigo.
Pesquisa mostra que mudança se deu por conta de melhorias nos aparelhos
O aumento dos gastos para produção se deve aos componentes como a câmera, o processador e a tela, visto que eles passaram por melhorias para fazer parte dos novos modelos. Além disso, o aparelho em si também recebeu aperfeiçoamentos para que a ferramenta 5G ficassem disponível de maneira mais acessível.
Tudo isso contribuiu para o investimento integral de produção que, no câmbio atual, custaria cerca de R$ 2.449.
A pesquisa comparou as últimas linhas do iPhone Pro para gerar critérios de análise. O estudo observou que os aparelhos mais novos, com processadores A16 Bionic, têm um custo de US$ 11 (R$ 56) a mais do que o anterior, o A15 Bionic, que representa 20% do custo de materiais.
Os integrantes de desempenho, como tela e câmera, representam juntos 51% dos custos de fabricação do iPhone 14 Pro. A porcentagem cresceu 4% em comparação ao 13 Pro, que revelou consideráveis gastos com os itens em 2021.
Relatório avalia gastos exclusivamente com a produção do iPhone
O último aumento expressivo de valores entre as gerações dos celulares da Apple aconteceu entre as linhas 11 e 12, com uma porcentagem de 26%. Depois disso, os usuários perceberam uma dificuldade em observar uma diferença elevada de margem entre os dispositivos.
De toda forma, é importante ressaltar que a pesquisa levou em conta somente os valores gastos com a produção dos celulares, não incluindo a mão de obra para montagem, gastos com a divulgação e outras particularidades que podem fazer parte do valor de produção.