O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo. Mesmo tendo sido focado na divulgação de fotos desde o seu lançamento, nos últimos anos, a plataforma passou a focar nos vídeos curtos, conhecidos também como reels. Com isso, a empresa vem investindo em melhorias para melhorar ainda mais a navegação de seus usuários.
Veja também: Fim do perrengue: selo de verificação do Instagram poderá ser comprado
Dessa forma, novas ferramentas estão sendo liberadas pela plataforma, neste caso, gradualmente para seu público. Recentemente, uma das novidades anunciadas tem relação com os comentários nas publicações.
Anteriormente, era possível somente comentar com textos e emojis. Com a novidade, os usuários também podem inserir GIFs nos comentários das postagens, recurso que já estava disponível nas conversas por direct.
Uso de GIFs nos comentários era pedido dos usuários
Os GIFs são uma das principais formas de comunicação utilizadas nas redes sociais, como nos grupos do WhatsApp. Ademais, o recurso também é muito utilizado devido aos memes, ganhando a preferência dos usuários na hora de reagir a comentários ou responder a conversas em grupo.
Devido a isso, o Instagram sentiu a necessidade de implantar a novidade, que já havia sido pedida pelos usuários há tempos. O intuito da plataforma é aumentar a interação dos internautas com os posts, além de aumentar sua preferência.
Dessa forma, ao clicar para fazer o comentário na postagem, o usuário irá encontrar um ícone para inserir o GIF no lugar do texto. Desse modo, ele será direcionado à biblioteca do Giphy para poder escolher uma das diversas opções disponíveis.
Além disso, também será possível escolher GIFs que os usuários tiverem salvos em seu perfil no Giphy, sendo necessário apenas utilizar as palavras-chave corretas para achar os arquivos.
Ferramenta ainda está em fase de testes
Mesmo já sendo possível se deparar com alguns comentários com GIF nas postagens do Instagram, é válido ressaltar que o recurso ainda está em fase de testes. Portanto, ele foi liberado inicialmente apenas para alguns usuários que possuem smartphone com o sistema iOS.
Por fim, para saber se o recurso já está disponível em sua conta, basta atualizar o aplicativo. Contudo, não há uma previsão para quando o recurso será liberado para todos os usuários do iOS, muito menos quando serão disponibilizados para smartphones com sistema Android.