Alerta! ChatGPT pode tornar golpes mais convincentes

Uso do ChatGPT facilita a troca de mensagens enganosas, além de permitir a realização de fraudes com várias pessoas ao mesmo tempo.



A popularidade do ChatGPT, ferramenta de Inteligência Artificial, não para de aumentar. Isso porque, desde o seu lançamento, ganhou aplicações em uma série de atividades, como produção de e-mails ou mesmo respondendo dúvidas de usuários. Apesar dos benefícios, especialistas alertar que a ferramenta também pode ser utilizada para a prática de crimes.

Leia mais: ChatGPT não foi o 1º: 10 outros chatbots que já bombavam antes da IA

Em suma, a tecnologia tem brechas que permitem a aplicação de golpes em várias vítimas, ao mesmo tempo. Nesse cenário, a ferramenta permite a criação, por exemplo, de mensagens mais realistas e com menos erros. Na prática isso dificulta a identificação de fraudes, aumentando a taxa de sucesso dos criminosos.

Fraudes

Assim, ferramentas de inteligência artificial, como é o ChatGPT, tem a capacidade de aprender de forma rápida a como interagir e fornecer respostas assertivas a qualquer tipo de pergunta. Portanto, é preciso estar atento, uma vez que a sofisticação dos golpes pode aumentar a partir do uso da ferramenta para condução de conversas com as vítimas.

Um exemplo disso são os golpes de engenharia social, ou seja, aqueles que não envolvem um uso de vírus para obter dados. Por fim, neles, as mensagens tem como foco convencer as pessoas a compartilharem seus dados pessoais por acreditarem estar conversando com um banco ou empresa.

Como se proteger

Mesmo com o aumento do grau de sofisticação dos golpes a partir do uso de programas como o ChatGPT, a maneira de se proteger segue a mesma. Na prática, nunca compartilhe informações privadas por telefone ou mensagens. Essa simples ação, por fim, impede o acesso a dados que seriam fundamentais para compras, transações ou outros tipos de danos financeiros.




Voltar ao topo

Deixe um comentário