Lavar roupas em casa é uma verdadeira ciência. Existe muito aprendizado que só se obtém na prática, e infelizmente perdemos algumas peças até aprender o que pode ou não ser feito. Porém, existem muitos erros que podem ser evitados com um pouco mais de informação. Veja quais são!
Veja também: 5 erros bobos que muita gente comete ao lavar a louça; pare com eles já
Erros ao lavar roupas: colocar sabão demais na máquina
Se você está lavando uma carga completa de roupas ou roupas esportivas sujas, pode ser fácil pensar que usar mais detergente resultará em roupas mais limpas. No entanto, usar muito sabão torna mais difícil lavá-lo completamente.
Especialistas recomendam evitar o uso excessivo de sabão. Afinal, muitas máquinas de lavar já misturam o sabão com água antes de entrar no tambor, permitindo que ele se dissolva completamente e comece a trabalhar imediatamente. Usar menos sabão pode produzir os mesmos resultados e também economizar dinheiro, fazendo com que uma caixa ou garrafa dure mais tempo.
Evitar secar na máquina a todo custo
Os especialistas explicaram que é possível secar roupas delicadas como lã e seda na secadora com ciclos especiais, evitando problemas como encolhimento e rugas. Embora seja recomendado pendurá-las para secar, secadoras modernas possuem recursos específicos para esses tipos de tecidos. Ou seja, isso pode economizar tempo e permitir que roupas como suéteres de lã grossa possam ser usados mais rapidamente.
Lavar toda roupa delicada à mão é um erro ao lavar roupas
Colocar tecidos delicados na máquina de lavar roupa, como seda e lã, pode ser assustador e muitas vezes é recomendado lavá-los à mão. No entanto, os especialistas afirmam que a lavagem à mão pode, na verdade, “estressar” as fibras. Isso causa mais danos do que benefícios.
Dessa forma, a máquina de lavar roupa certa pode ser ainda mais suave do que a lavagem à mão. Ela tem superfícies de tambor mais suaves e rotações mais delicadas. Ou seja, permite que tecidos como seda, linho e lã sejam lavados sem esticar ou prender.