Cerveja tem que ser feita de água, malte de cevada, lúpulo e levedura, certo? Pelo menos é isso o que os defensores da “lei alemã de pureza” esperam de uma boa breja. Não é à toa que as cervejas puro malte se tornaram quase um padrão nacional para qualidade.
Veja também: 10 piores cervejas do mundo segundo os consumidores; a 2ª é inesperada
Cerveja puro malte se tornou popular nos últimos anos
Nos últimos anos as cervejas “puro malte” caíram no gosto popular dos brasileiros. Depois das polêmicas de bebidas feitas com açúcar e milho, o preconceito com marcas populares parece ter imperado no Brasil.
De fato, uma cerveja puro malte deve ter uma textura mais agradável e encorpada, além de apresentar sabor e aroma interessantes. As lagers mais baratas costumam ser quase neutras e não despertam muito interesse neste momento.
Porém, qual é a cerveja puro malte considerada a melhora do mercado atualmente? Um júri especializado no assunto resolveu testar as marcas mais populares para entender qual seria a opção ideal.
Descubra qual é a melhor cerveja puro malte do Brasil
O teste “Paladar” avaliou 13 marcas de cerveja puro malte presentes no Brasil. Pessoas altamente capacitadas em degustar e apreciar a bebida foram convidadas para fazer a degustação e identificar quais são as melhores marcas hoje.
Todas as marcas de cerveja testadas são populares e foram produzidas com a finalidade de serem consumidas geladas, ou melhor: “trincando”. É preciso destacar que nem sempre é preciso tomar o líquido tão gelado, já que algumas cervejas “premium” devem ser consumidas em temperaturas perto da casa dos 4°C ou até 7°C.
Avaliação teve critérios bem definidos
Entre os pré-requisitos de avaliação envolveram: cor, estabilidade da espuma, brilho, sabor e aroma. As notas apresentadas pelos jurados variavam de 0 a 10 para cada uma das cervejas puro malte. A nota da pior avaliada ficou em 6,44, enquanto a campeã atingiu os 8,46.
De acordo com os jurados, as três melhores cervejas puro malte foram:
1º lugar – Spaten;
2º lugar – Amstel;
3º lugar – Império.
As marcas avaliadas foram: Bohemia, Brahma, Cerpa Prime, Eisenbahn, Amstel, Spaten, Império, Heineken, Itaipava, Original, Petra, Stela Artois e Skol. Todas elas possuem preços que variam entre R$ 3 e R$ 5, por exemplo.