Os celulares dobráveis já fazem parte do mercado há um tempo, mesmo não sendo tão populares. Contudo, a nova aposta da indústria são os celulares retráteis. Com eles, é possível aumentar ou diminuir a ela conforme a conveniência. A novidade da Motorola, o protótipo do celular Android com tecnologia rollable (“enrolável”), foi apresentada durante o Mobile World Congress.
Leia mais: Como achar o celular de alguém apenas pelo número; site ensina como fazer isso
Este é o maior evento de tecnologia móvel do mundo e, este ano, ocorre em Barcelona até o dia 2 de março.
Funcionamento
A tela do projeto da Motorola tem uma parte que fica “enrolada” na parte de trás do telefone. Na prática, ela pode ser esticada em momentos em que o usuário desejar aumentar o tamanho da tela, assim como quando um conteúdo exige uma tela maior.
Um exemplo da funcionalidade de modo automático é para a visualização da previsão do tempo. Isso porque, bastar dar dois toques em um botão lateral que a tela do celular se expande. Outro caso é quando o usuário desejar ver um vídeo no modo retrato ou paisagem. Em suma, ao inclinar a tela, ocorre também a sua expansão, sem que seja necessário usar um comando específico.
De olho no mercado
Apesar de ainda não ser um produto propriamente dito, o novo modelo-conceito da Motorola apresenta mais fluidez que os atuais modelos dobráveis. Além disso, ele é mais compacto que os atuais modelos presentes no mercado.
Entretanto, apesar da apresentação da Motorola durante a feira, tal tecnologia não é uma exclusividade da marca.
Isso porque, a Samsung também apresentou, em outro momento, uma série de protótipos de displays de celulares e tablets, todos com telas retráteis, ou seja, que aumentam ou diminuem.
Porém, em ambos os casos, ainda não há data para lançamento das novidades no mercado. Por fim, ao que tudo indica, os fabricantes estão em busca de novos formatos com o objetivo de atrair consumidores para diferentes experiências de uso dos celulares.
No entanto, há um sinal claro de que as fabricantes estão explorando novos formatos de celulares para atrair novos consumidores e incentivar novas experiências de uso do telefone.