Fevereiro começou com chuvas e também irá se despedir de 2023 com chuvas e sol em todo o país. De acordo com a previsão da Climatempo, algumas áreas do país finalmente terão tempo firme neste último dia do mês (28). Em contrapartida, outras áreas devem se preparar para chuvas intensas.
Leia mais: Chuvas fortes fazem INSS antecipar pagamentos de benefícios; veja onde
Dessa forma, o sol marcará presença em pelo menos quatro pontos do Brasil. No Sudeste, o dia começará ensolarado, assim como no norte mineiro, norte fluminense e também no Espírito Santo. Além deles, a condição também é aguardada em parte do Nordeste e para todo Goiás.
Já no Norte, ambas as condições são esperadas. Isso devido ao sol ser aguardado para alguns estados, enquanto outros terão a presença de chuvas intensas, com temporais em alguns pontos. Ademais, as chuvas devem aparecer também em outros locais do país.
Sol ou chuva? Veja a previsão para sua região
Na região Sudeste, o dia será de temporais no sul do Rio de Janeiro, estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais. Assim, os municípios do litoral paulista afetados pela chuva permanecem em alerta para os transtornos. Em contrapartida, o sol aparece forte no norte de minas, Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro.
Já no Sul, a presença de um cavado meteorológico em junção com a circulação de ventos
continuam favorecendo chuvas e temporais entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná. Desse mofo, os acumulados serão altos entre Florianópolis e Curitiba, com previsão de mais de 100 milímetros em grande parte do Paraná.
No Centro Oeste, o tempo fica firme no sudeste de Goiás. Porém, ainda há condições favoráveis para que ocorra pancada de chuva e temporais durante a tarde e a noite.
Por outro lado, as instabilidades tropicais continuam causando chuvas na região Norte. O sol irá se intercalar com os temporais, que deverão predominar durante a tarde.
Por fim, o Nordeste terá tempo firme e sol intenso entre o interior do Piauí, norte da Bahia e oeste de Pernambuco. Com isso, as temperaturas ficam altas e o ar seco. Além disso, pancadas de chuva podem acontecer de forma isolada na costa leste da região.