O Nubank tem hoje cerca de 64,8 milhões de clientes em todo o Brasil, ocupando o quinto lugar entre os bancos com a maior carteira de usuários no país. Já o Pix é o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central que virou febre e atualmente é o meio mais usado pelos brasileiros.
Leia mais: Você pode estar sendo espionado: 5 sinais de que seu celular foi invadido
Por conta desse sucesso, é de se esperar que criminosos tentem se aproveitar da popularidade para aplicar golpes. Como os usuários estão ficando mais espertos a respeito de esquemas antigos, eles surgem com novas estratégia todos os dias, inclusive a de criar um aplicativo falso.
Nesse novo golpe, as vítimas acabam realizando pagamentos via QR Code, normalmente disponibilizado por lojas. Além disso, no Carnaval, muita gente acabou no prejuízo ao acreditar estarem respondendo a um questionário do Nubank em troca de uma recompensa em Pix.
O link da pesquisa era enviado via SMS e, ao clicar nele, o cliente acabava fornecendo informações pessoais e acesso ao seu celular. Os golpistas prometiam R$ 500 em retorno para quem encaminhasse o questionário para outras pessoas.
Fique alerta
O Nubank alerta os consumidores que jamais envia links via mensagem de texto ou e-mail solicitando dados pessoais ou sobre transações. Além disso, todas as comunicações devem ser feitas diretamente pelos canais oficiais do banco, que também servem para tirar dúvidas sobre a veracidade de eventuais promoções.
Para evitar esse tipo de problema, a instituição criou a plataforma SOS Nu, que reúne orientações sobre golpes e instruções sobre o que fazer em caso de furto, roubo ou perda do celular ou do cartão. O cliente pode consultar as respostas para as perguntas mais comuns e também aprender como se prevenir.
No campo “Contato”, é possível encontrar todos os contatos oficiais do Nubank, como e-mail, telefone e chat. Se você tem dúvidas sobre qualquer promoção, ação ou solicitação, fale com o banco digital e tire suas dúvidas antes de mais nada.