scorecardresearch ghost pixel



Quer viver mais? Veja o que pessoas com 100 anos comeram ao longo da vida

Cientistas analisaram populações que experimentam a dádiva da vida longa e descobriram que os alimentos estão intimamente ligados ao processo.



Você já parou para pensar nos reais motivos que podem fazer um ser humano viver muitos anos a mais? Cientistas interessados nesse tema encontraram 5 lugares do planeta nos quais as pessoas vivem mais do que o esperado e podem passar dos 100 anos com facilidade. Mas qual é o segredo para a vida longa que esses locais apresentam?

Veja também: Duas xícaras de chá preto por dia pode aumentar longevidade, diz pesquisa

O segredo da vida longa interessa cientistas; entenda

Os lugares analisados pelos pesquisadores são:

  • Península de Nicoyan – Costa Rica;
  • Loma Linda – Califórnia (EUA);
  • Ilhas de Okinawa – Japão;
  • Sardenha – Itália;
  • Icária – Grécia.

Nessas 5 localidades a população apresenta vida longa, bem mais duradoura que a normal. Não é difícil encontrar pessoas centenárias vivendo nas cidades citadas.

De acordo com a análise do estilo de vida dessas populações, um dos fatores que mais influenciam a longevidade está na alimentação.

Alimentação “correta” pode fazer você viver mais

Observando a população mais velha do planeta Terra, os pesquisadores notaram que alguns pontos da alimentação sempre coincidiam com a vida longa. Um deles é o hábito de comer alimentos naturais e orgânicos com maior frequência.

Além disso, o consumo de certos alimentos também demonstrou impacto na saúde a ponto de aumentar a expectativa de vida. Carnes brancas e simples, como a de peixe, podem surtir um efeito ainda mais positivo neste sentido.

Coma grãos e nozes mais vezes

Alimentos como feijão, ervilha, lentilha e nozes demonstraram estar diretamente ligados à vida longa. Pessoas que comem esses alimentos tendem a ter uma mente mais saudável, menor risco de câncer e mais disposição para viver.

São vários os estudos que já abordaram o tema e citaram a dieta mediterrânea, por exemplo, como uma das mais indicadas para quem quer ter vida longa.

Vida longa também se deve à quantidade

Por fim, também foi possível notar que a quantidade de alimentos nas refeições pesa para aumentar ou reduzir o tempo de vida. A regra, neste caso é:

  • Tome café da manhã como um rei: coma mais;
  • Almoce como um príncipe: coma um pouco menos;
  • Jante pouco: deixe a refeição do jantar como sendo a mais leve e escassa do seu dia.




Voltar ao topo

Deixe um comentário