Refrigerante: descoberta assustadora fará homens ficarem longe da bebida

Pesquisa publicada em revista científica descobriu um impacto curioso da bebida no organismo, que afeta exclusivamente os homens. Entenda melhor por aqui.



Os brasileiros estão entre os dez maiores consumidores globais de refrigerantes. Não é novidade que várias pesquisas mostram que a bebida queridinha no Brasil não faz bem à saúde, especialmente por causa da sua alta taxa de açúcar e de outros componentes que podem afetar o bom funcionamento de diversos órgãos.

Leia mais: É verdade que beber refrigerante com limão aumenta os riscos de câncer?

Mas um estudo publicado na revista científica Acta Endocrinol revelou um impacto um tanto quanto peculiar no organismo, um que afeta exclusivamente os homens, que surpreendeu. Veja mais detalhes ao longo do texto.

Os pesquisadores chineses perceberam, por meio de testes realizados em camundongos machos, que o refrigerante pode elevar os níveis de testosterona, o que proporcionaria um aumento do tamanho dos testículos. Pois é!

Os estudiosos realizam os testes em mais de cem camundongos dentro de duas semanas para verificar quais seriam os efeitos das bebidas gaseificadas. Parte dos animais ficaram em gaiolas com o refrigerante Pepsi, mas os outros tomaram somente Coca-Cola. Cada grupo foi exposto a um nível distinto de concentração.

Um terceiro grupo também fez parte desta etapa de testes, porém tudo que eles receberam foi água pura. Eles foram usados para uma espécie de “controle” pelos cientistas.

Quais foram os resultados que os testes mostraram?

Os testes revelaram que os testículos dos camundongos manifestaram um aumento na massa, principalmente nos grupos que ingeriram a Coca-Cola e nos que receberam altas concentrações de Pepsi.

Os animais que consumiram Coca-Cola pura e Pepsi expuseram um crescimento nos níveis do hormônio masculino, em uma taxa mais alta do que a do grupo de controle.

Os pesquisadores comentaram que os efeitos a longo prazo, especificamente as alterações mostradas na massa testicular e na produção de testosterona, não são claros, contudo afirmam que os resultados dos testes com doses elevadas de Pepsi ou Coca-Cola podem mesmo desenvolver os testículos, além de possibilitar o crescimento.

Efeitos colaterais que o refrigerante podem gerar

Atualmente, diversas especialistas asseguram que o consumo exagerado da bebida gaseificada e por muito anos pode favorecer as chances do aparecimento de doenças como diabetes, câncer e, é claro, dar margem para a obesidade.

Outros estudos também indicaram que a bebida pode afetar negativamente a fertilidade. As pesquisas também utilizaram a metodologia de teste em ratos, cujo resultado apontou para uma diminuição dos ovários.




Voltar ao topo

Deixe um comentário