Segredo é FINALMENTE revelado: como separar a gema da clara sem sujar as mãos

Existem alguns problemas na cozinha como separar a gema do ovo, mas é possível realizar a separação sem fazer sujeira com este truque simples.



O ovo é um ingrediente fundamental em muitas receitas, desde doces até pratos salgados. No entanto, separar a gema da clara pode ser um problema para algumas pessoas, especialmente quando a receita exige que as partes do ovo sejam usadas separadamente. Se você usar a técnica errada e sem a devida delicadeza, é possível que o resultado não fique conforme o esperado.

Veja também: Com pressa na cozinha? Pudim fácil de 10 minutos será a salvação do seu dia

Por que as pessoas separam a gema do ovo?

As pessoas separam a gema do ovo por diversas razões, seja para reduzir a quantidade de gordura na mistura ou criar uma textura específica. Determinados preparos só precisam do efeito emulsificante, dispensando o sabor forte da gema. Alguns pratos, como a maionese, exigem apenas a gema do ovo, enquanto outros, como o soufflé, requerem apenas a clara.

Como separar a gema do ovo sem sujar as mãos

Separar a gema do ovo costuma ser um processo complicado, especialmente para aqueles que não querem sujar as mãos. Uma maneira simples de fazer isso é usando uma garrafa de plástico. Basta quebrar o ovo em um prato e, em seguida, pressionar a garrafa contra a gema. Quando a garrafa se expande, ela suga o núcleo para dentro, deixando apenas a parte menos espessa. 

Tenha cuidado ao quebrar os ovos na cozinha 

É necessário tomar cuidado ao manipular a casca do ovo, já que a sua textura não é nada agradável e existe o risco de contaminação. Primeiramente, atente-se à validade e procedência dos ovos durante os preparos de confeitaria e não esqueça de aplicar a dica acima. Por fim, ao usar esse tipo de alimento em grandes quantidades, replique o truque com calma. 

Veja se o ovo está bom para consumo 

Saber se um ovo está bom para consumo é fundamental para garantir a segurança alimentar e evitar riscos à saúde. Basta colocá-lo em um copo com água em temperatura ambiente e observar o que acontece. Se boiar, significa que o produto já passou da validade e não deve ser consumido. Se a casca apresenta lascas, descarte-os no lixo orgânico, pois há risco de contaminação. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário