Boa notícia para os brasileiros que estavam com saudades de um dia de sol! De acordo com a previsão do tempo, a área de baixa pressão atmosférica começa a se deslocar nesta terça (7), porém ainda influenciando grande parte da região Sul.
Leia mais: Governo abre linha de crédito para vítimas das chuvas
No entanto, é esperado que o volume das chuvas diminuam e aconteçam de forma intercalada com períodos de sol. Assim, a nebulosidade diminuirá e a temperatura voltará a subir de forma gradual. Ou seja, os sulistas ainda precisarão lidar com um pouco de chuva, porém com menores intensidades do que nos dias anteriores.
Em contrapartida, a formação de uma nova área de pressão atmosférica no interior do continente e presença de instabilidades em altos níveis da atmosfera, aumenta as chances de temporais entre o Centro-Oeste e o Sudeste. Isso acontecerá principalmente devido a atmosfera quente e úmida. Desse modo, as chuvas podem acontecer a qualquer momento do dia.
Queda de granizo x tempo firme
Mesmo com a condição climática melhorando em algumas partes do país, as tempestades continuam presentes em outras. O destaque vai para uma possível queda de granizo em alguns pontos do sul de Minas Gerais e da Zona da Mata Mineira. Além disso, a condição também é esperada entre o oeste do Mato Grosso do Sul e o sul de Goiás.
Já entre a metade norte mineira e a metade sul baiana, as chuvas continuam presentes, porém de modo isolado e sem grandes acúmulos. Desse modo, esse tipo de chuva é conhecido pela agricultura como chuva agrícola, que possui acumulados em torno de 10 milímetros.
Entretanto, o tempo segue firme entre o norte da Bahia e o Ceará. Na região norte, muita chuva ainda está prevista para esta terça (7), principalmente na área do Baixo Amazonas. No entanto, os maiores acumulados são esperados no sul do Pará, norte de Tocantins e noroeste do Amazonas, com volume em torno de 40 milímetros.