O governo federal informou que vai antecipar o pagamento do Bolsa Família para alguns brasileiros no mês de março. O grupo receberá a parcela no próximo dia 20, independentemente do algarismo final do seu Número de Identificação Social (NIS).
Leia mais: Confirmado: Lula libera presente em dinheiro para as crianças brasileiras
Para depositar os valores, os beneficiários são divididos em dez grupos, conforme o último dígito do seu NIS. Assim, quem tem numeração com final 1 recebe primeiro, enquanto aqueles com final 0 são os últimos a receber.
Contudo, os moradores do litoral de São Paulo afetados pelas fortes chuvas que atingiram a região poderão sacar o Bolsa Família no dia 20 de março, seja qual for seu NIS. O objetivo é oferecer apoio aos brasileiros que sofreram com a perda de seus bens e até de entes queridos durante a tragédia ocorrida nas últimas semanas.
Antecipação para outros grupos
O benefício também será liberado mais cedo para cidadãos que vivem em áreas rurais do Rio Grande do Sul afetadas pela estiagem. A falta de chuvas em diversos municípios do estado prejudicou plantações e deixou diversas comunidades sem fonte de renda.
Outros cidadãos que poderão sacar os valores do programa de transferência mais cedo são as famílias do povo indígena Yanomami. O grupo enfrenta uma crise humanitária após o agravamento de problemas causados, principalmente, pelo avanço do garimpo ilegal na região onde vivem, os estados de Roraima e Amazonas.
Calendário do Bolsa Família
Para os demais beneficiários, os pagamentos seguem o cronograma oficial:
Final do NIS – Data de pagamento
- 1 – 20 de março
- 2 – 21 de março
- 3 – 22 de março
- 4 – 23 de março
- 5 – 24 de março
- 6 – 27 de março
- 7 – 28 de março
- 8 – 29 de março
- 9 – 30 de março
- 0 -31 de março