O Banco do Brasil é a primeira instituição brasileira a permitir o pagamento de empréstimos via Pix com saldo de outras instituições financeiras. A novidade é possível com o Open Finance, sistema que possibilita o compartilhamento dos dados de um consumidor entre diferentes bancos.
Leia mais: CPF na nota: é preciso incluir a informação para melhorar o score?
Com a mudança, toda a operação será feita no aplicativo do BB, sem que o usuário tenha que acessar diferentes ferramentas para concluir o processo. Basta escolher o empréstimo e pagar com recursos de outras instituições.
Imagine que você tem um empréstimo no Banco do Brasil e recebe seu salário pelo Bradesco. Ao invés de gerar um boleto ou enviar o dinheiro de uma conta para outra, basta fazer um Pix, por meio do aplicativo do BB, utilizando o saldo disponível na conta do Bradesco.
A mudança evita problemas como o envio de valores para pessoas erradas, atraso nas parcelas do crédito e limite diário do Pix excedido, além de economizar o tempo do usuário.
Como utilizar o Pix Open Finance
Para realizar pagamentos dessa forma, o cliente deve aderir ao Open Finance, modelo bancário que permite o compartilhamento de dados financeiros entre instituições. Segundo especialistas, o sistema é uma tendência que deve crescer nos próximos anos.
Em uma situação como essa, o compartilhamento de dados integra o credor do empréstimo ao banco de onde o saldo será debitado. Por enquanto, o serviço está disponível apenas para transações via Pix, mas deve ser ampliado em breve.
O pagamento por meio do Pix Open Finance não exige o compartilhamento de dados com o Banco do Brasil já que, neste caso, a autorização é específica para cada transação. Com o lançamento da novidade, o BB será a primeira instituição a simplificar a experiência do cliente.