Depois de divulgar os carros mais econômicos do país, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) lançou dessa vez a lista dos campeões de consumo de combustíveis em dada categoria, ou seja, os automóveis que mais gastam com isso no momento. A lista aponta os principais do mercado. Confira!
Leia também: Tem no Brasil: carro faz surpreendentes 38km/l, segundo o Inmetro
A relação exclui os esportivos e superesportivos que, na prática, são os mais gastões, mas são utilizados por poucos. O foco é, então, em carros populares. A lista traz as seguintes categorias, utilizando dados do Inmetro e curadoria do UOL: hatches, sedãs e SUVs compactos, a de SUVs médios, a de sedãs médios e as de picapes flex e a diesel.
Todos são baseados na versão mais recente do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que foi divulgado já em 2023 pelo instituto.
Afinal, quais os campeões de consumo por categoria?
Hatch compacto – Peugeot 208 1.6
O Peugeot 208 consegue ser o hatch mais econômico do Brasil e ainda o mais “gastador”. Como? Com a entrada do motor 1.0, ele faz bonito, mas com o bom e velho 1.6 aspirado ele faz 11,1 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada.
Não é tão ruim, mas é o pior resultado da categoria.
Sedã compacto – Renault Logan 1.6
Estando ou não disponível para venda, a informação é polêmica e desencontrada. O Logan faz 10,7 km/l de gasolina em ciclo urbano. No rodoviário, são 12,2 km/l. Como no caso do Peugeot, não é um consumo que assusta, mas é pior do que o de todos os seus concorrentes.
SUV compacto – Jeep Renegade 4×4
A tração 4×4 acabou sendo o problema do Jeep Renegade nesta lista. O Renegade 4×4 é o SUV compacto mais gastão do Brasil. Na cidade, faz 9 km/l de gasolina. Na estrada, o consumo de acordo com o Inmetro é de 10,5 km/l.
SUV médio – Ford Bronco Sport
Ele é mais econômico na estrada, mas gasta bem mais na cidade. O número deixou a sua média levemente pior. De acordo com dados do instituto, o Bronco Sport faz 8,6 km/l na cidade. Na estrada, são 10,5 km/l. O motor 2.0 do SUV importado não é flex, então roda apenas com gasolina.
Picape flex ou à gasolina
Não há nenhuma surpresa aqui. Quando o assunto é gastar combustível, o posto é da Ram Classic, que faz com seu poderoso V8 cerca de 5,2 km/l de gasolina na cidade e 6,4 km/l em ciclo rodoviário.
Picape a diesel
É difícil derrotar a Ram quando o tema é consumo alto de combustível. Entre as picapes a diesel, o primeiro lugar fica com um empate entre a 2500 e a 3500. Ambas fazem 5,1 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada.
Na lista do Inmetro, elas não aparecem por serem categorizadas como caminhões. De acordo com a relação, a picape a diesel que mais gasta combustível é a Ford Ranger 3.2, que faz 8,6 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada.