Você pode melhorar a conexão da sua internet se evitar alguns erros simples que boa parte dos consumidores comete. Separamos algumas dicas que vão ajudar a melhorar sua experiência online e até a economizar dinheiro tentando resolver supostos problemas.
Veja também: Dados estão acabando? 4 formas de conseguir internet grátis no celular
Muitas vezes, soluções simples são suficientes para oferecer um resultado mais adequado a cada pessoa. Pensando nisso, separamos três dicas que vão ajudar bastante a melhorar o sinal da sua internet e todas elas são fáceis de seguir.
1 – Deixar roteador isolado e cercado
Por vários motivos, geralmente de estética, as pessoas costumam colocar o roteador em locais isolados da casa e até em cômodos fechados. O problema é que quanto mais barreiras o sinal de internet enfrenta, pior será a qualidade da sua conexão.
O ideal é manter o roteador em local aberto e estratégico, bem no centro do imóvel, com menos paredes e barreiras que possam afetar a qualidade do sinal.
2 – Não olhar o contrato de internet
Infelizmente, algumas operadoras ainda vendem planos de internet super-rápida mas entregam apenas uma fração do que foi prometido. Nos Estados Unidos (EUA), por exemplo, o Wall Street Journal descobriu que a maioria das pessoas pagava para ter internet mais rápida, mas usavam uma quantidade bem menor do que a que foi oferecida.
Leia atentamente o contrato, pois uma internet de menor velocidade pode entregar o mesmo que você gastaria pagando um plano “mais rápido” de outra operadora.
3 – Use o roteador certo
Procure um modem que se adeque aos dispositivos da sua casa e ao próprio projeto do imóvel. Você não é obrigado a usar o roteador do plano de internet contratado, só faça isso se não tiver escolhas.
Sempre, o mais indicado é instalar um modem que esteja configurado corretamente e ofereça tudo o que você precisa. Para tanto, o mais indicado é conversar com um técnico experiente a respeito do assunto.