Urinar é uma função de extrema importância. É por meio dela que o organismo consegue eliminar alguns resíduos e o excesso de água. Por meio desse processo tão essencial, nós conseguimos manter o equilíbrio de líquidos e sais no organismo. Conheça agora quais são os erros mais comuns que as pessoas cometem na hora de urinar.
Leia mais: Pela sua saúde mental, mantenha distância destes 3 tipos de pessoas
A urina tem ureia, ácido úrico e creatinina. Eles são os produtos finais do metabolismo que precisam ser eliminados para manter a saúde em dia como um todo. Este é um processo automático, mas que requer um pouco mais de atenção para melhorar a rotina diária e garantir que estará cuidando das necessidades do organismo.
Erros ao urinar
Embora pareça algo simples até demais, muitos erros são praticados na hora de urinar, sim. Os médicos orientam sobre quais as formas mais indicadas e algumas práticas que podem reduzir ou aumentar as chances de ter problemas urinários a curto e longo prazo. Veja abaixo os erros mais comuns ao urinar:
Segurar o xixi por muito tempo: você certamente já fez isso por alguma necessidade e, é claro, que em situações pontuais onde não havia muito o que fazer. É preciso aguardar até o momento de encontrar um banheiro. O que não é certo é tornar isso um hábito.
Não segure o xixi: não quando estiver em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar que tenha um banheiro por perto. O tempo que a urina fica na bexiga pode aumentar as chances de uma infecção urinária por favorecer a multiplicação de bactérias. Vá ao banheiro sempre que sentir que a bexiga está cheia.
Não esvaziar completamente a bexiga: é outro erro muito comum e que aumenta aas chances de uma infecção. Esse descuido pode comprometer a sua saúde como um todo. Cuidado mesmo!
Confundir uma bexiga hiperativa com uma bexiga pequena: a maioria das pessoas tem a bexiga em tamanho normal, mas é hiperativa se dá quando a pessoa precisa ir ao banheiro mais de oito vezes ao dia. Se for o caso, procure um médico para fazer exames.
Consumo excessivo de cafeína ou álcool: eles aumentam a produção de urina e podem irritar a bexiga, causando mais desconforto e até dor. Evite tomar estas bebidas em excesso.