Está difícil superar o que sente? Recorra ao exercício da tela emocional

A técnica da tela emocional é uma das soluções possíveis para que você seja capaz de melhorar seu bem-estar e o autoconhecimento a partir das emoções.



Estudos mostram que a maioria das pessoas sente dificuldade para encontrar, identificar e expressar as emoções que estão sentindo. Para isso, é necessário começar a identificar padrões, dar nomes aos sentidos e diferenciar os impulsos diante de cada situação. São treinamentos feitos desde que somos crianças, mas que precisam ser reforçados e ressignificados com o passar do tempo.

Veja também: Perfeccionismo é um grande risco à saúde mental; veja como superá-lo

O tema é urgente, já que independentemente da rotina que levamos, as emoções permanecem dentro de nós. Elas precisam ser apreciadas e elaboradas para que se tornem livres e não causem novos transtornos e tormentas psicológicas, por exemplo.

As emoções não apenas facilitam a adaptação a um ambiente cada vez mais complexo, mas também impulsionam a conexão humana e estimulam a motivação para atingir metas e alcançar nossos propósitos.

Aprenda a identificar e rotular suas emoções

Entenda o estado emocional como uma tela de pintura cheia de cores e texturas. É preciso saber identificar o nome de cada tom e de cada aspecto que foi estampado no quadro. Nem sempre o que se vê agrada aos olhos e, sendo assim, nem todos os sentimentos são bons e prazerosos. Contudo, não se pode ignorar.

Assim, saber identificar e, principalmente, rotular cada um deles é um exercício bastante necessário. Além disso, pesquisas como as realizadas na Universidade da Califórnia nos apontam algo interessante a esse respeito.

A rotulagem das emoções reduz a resposta da amígdala e de outras regiões límbicas associadas a esses estados mais difíceis e angustiantes. Em outras palavras, nomear o que nos machuca favorece a autoconsciência emocional e a própria regulação do humor. Vejamos, a seguir, uma técnica com o mesmo objetivo.

Exercício da tela emocional

De uma forma objetiva, o exercício da tela emocional pretende fazer com que você mergulhe nas emoções para gerenciá-las e identificá-las. Existem várias correntes analíticas e psicológicas que se utilizam da técnica para ajudar os pacientes.

Para realizar esta técnica, você precisa de um caderno de esboços e lápis de cor ou tintas a óleo. O que mais te estimula ou o que é mais fácil para você conseguir. Depois disso, siga o passo a passo:

  • 1: aceite suas emoções e não bloqueie nada do que passa dentro de você. Deixe se levar e utilize as cores que julga combinar com o que está sentindo. Não é preciso formar desenhos elaborados, apenas colorir.
  • 2: agora é hora de tentar deixar sua folha em branco novamente por meio da observação consciente. Tenha calma, serenidade e observe cada cor atentamente para conseguir desconstruí-la. Para isso, é preciso identificar o sentimento e sentir que ele foi superado.
  • 3: nomeie cada uma das emoções para facilitar o processo de identificação e superação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário