Será possível conseguir detectar uma mentira enquanto ela está sendo dita? Para muitos especialistas em comportamento humano isso é realmente viável. No entanto, é algo que precisa ser feito com cuidado. Existem alguns sinais que podem denunciar uma mentira e eles estão quase sempre corretos.
Veja também: 4 características que toda pessoa INTELIGENTE possui em comum
Sinais da mentira: descubra quais são eles
Vários autores de livros sobre o comportamento corporal das pessoas, como o psicólogo Paul Ekman, acreditam que os gestos e as feições podem denunciar a mentira. Claro que a leitura dos sinais de uma “conversa fiada” deve ser feita com cautela.
Existem alguns indícios que podem ser notados durante uma longa conversa. Todos eles são sinais bastante sutis que uma mentira pode provocar no corpo humano, mas ainda assim são alertas de que a desonestidade apareceu na área.
Atenção!
É bom deixar claro que os sinais podem indicar nervosismo e até denunciar uma mentira. Contudo, saber qual ponto da conversa ancora a “lorota” não é algo tão simples de perceber. Porém, se você já está desconfiado de alguém, vale a pena notar alguns sinais que são clássicos de uma mentira.
Descubra quais são os sinais da mentira
Abaixo, separamos 10 sinais típicos de uma mentira, os quais foram revelados em estudos sobre o tema e em obras literárias como as do autor citado anteriormente.
Veja a lista dos 10 “sintomas de uma inverdade”:
- Piscar muito;
- Olhar ao redor;
- Contato visual irregular;
- Inquietação;
- Toque corporal excessivo;
- Movimentos rápidos da cabeça;
- Fazer movimento de ‘sim’ enquanto diz não, ou vice-versa;
- Ruborizar;
- Suar;
- Torcer os dedos.
Notar apenas um dos sintomas da mentira pode não ser suficiente para atestá-la. Contudo, se 3 ou mais aparecerem em uma conversa que está soando estranha desde o início, vale a pena colocar a consistência da história em dúvida.
Investigue melhor os acontecimentos para ter certeza de que o que foi relatado consiste na verdade. Aliás, é bom frisar que existem mentirosos capazes de burlar qualquer indício que sejam capaz de delatá-los.