A língua portuguesa é uma das mais ricas do mundo. Várias palavras estão presentes no dicionário e talvez a gente não tenha escutado e muito menos escrito ela em algum lugar. Seja como for, a maioria delas passa esquecida, mesmo podendo ser úteis.
Veja também: ‘Desvencilhar’: mostre seu potencial neste caça-palavras de 12 segundos
Por vezes, até por serem incomuns, acabam por serem substituídas por outras mais conhecidas. Ou seja, entendidas por grande parte da população. Assim sendo, veremos algumas delas.
1. Estapafúrdio
Começamos com uma palavra bem… estranha -, literalmente! O sinônimo dela é: estranho, esquisito, excêntrico.
2. Putrefato
Em algum momento do seu ensino, você já deve ter se deparado com o evento da putrefação, o processo de decomposição dos corpos que já não estão vivos. Assim sendo, putrefato é algo podre, decomposto e pútrido.
3. Oscitação
Oscitação é a ação ou efeito de oscitar. E você pode se perguntar: o que é oscitar? Em outras palavras, oscitar é bocejar.
4. Mesto
Mesto é algo melancólico, que causa tristeza e/ou saudade. O feminino é mesta. Os sinônimos são: triste, aflito.
5. Grazina
Uma pessoa grazina é aquela que grita ou fala muito. Assim sendo, você provavelmente conhece alguém assim. O verbo é grazinar.
6. Vovente
Sendo um adjetivo e substantivo de dois gêneros, ser vovente é ser alguém que faz votos ou promessas. Agora, se vai cumprir… é outra história!
7. Acobilhar
Acobilhar é receber e acolher alguém, sendo estes os dois sinônimos mais adequados.
8. Odiento
Pela estrutura da palavra, já dá para ter uma boa noção do que ela se trata. Em outras palavras, é alguém que guarda ódio, cheio de rancor. De todas já citadas, provavelmente é uma das que mais são utilizadas.
9. Cancrívoro
Um animal cancrívoro é aquele que se alimenta de caranguejos.
10. Concomitante
Por fim, a última palavra da lista. Concomitante é algo que acontece simultaneamente. Por exemplo, o ano novo do Brasil é concomitante com outros países com o mesmo fuso horário. Os sinônimos de concomitante são: simultâneo, sincrônico, coexistente.