Sobrenome PODER: 4 brasileiros estão na lista dos mais ricos do mundo

Lista é liderada por uma mulher. Outros três empresários também aparecem no ranking. Veja quem são os brasileiros mais ricos do país.



Quatro brasileiros apareceram no ranking das 200 pessoas mais ricas do mundo, segundo a lista divulgada pela revista Forbes, nesta última terça-feira, 4. O índice completo conta com 50 pessoas do país. Na liderança, está Vicky Safra, a viúva do fundador do Banco Safra. Veja quem mais está presente.

Leia mais: Para a Forbes, estes são os 12 melhores ovos de Páscoa de 2023; será?

Anualmente, a Forbes aponta quem são os bilionários que estão entre as pessoas de maior destaque do mundo devido ao seu patrimônio, exercendo influência expressiva sobre grande parte da economia global. Em 2023, a lista apresentou 2.500 nomes. Veja quem são os brasileiros do top 200 ao longo do texto.

Vicky Safra ocupa a posição 100º e conta com uma fortuna estimada em US$ 16,7 bilhões. Todas as pessoas que aparecem nos lugares seguintes são empresários. Entre eles, está Jorge Paulo Lemann na 108ª posição, com U$ 15,8 bilhões. Um pouco mais abaixo, aparece Marcel Herrmann Telles em 165ª lugar e seu patrimônio de U$ 10,6 bilhões. Por fim, vemos o Eduardo Saverin. O cofundador do Facebook se destaca na 171ª posição, com US$ 10,2 bilhões.

Quem são e o que esses brasileiros fazem?

Se está na lista, é sinal de que a Vicky Safra se tornou a mulher mais rica do país. Ela é de origem grega e se casou aos 17 anos com Joseph Safra, um dos banqueiros mais bem-sucedidos do planeta. Atualmente, a sua empresa é uma dos maiores órgãos de controle privado e segue atuando em 25 países. O banqueiro faleceu em 2020.

Agora, a sua esposa está à frente da Fundação Filantrópica Joseph Safra, em um cargo de direção.

O nome seguinte é de Jorge Paulo Lemann. Ele atua como empresário e economista. Se tornou destaque no mercado financeiro ao ser sócio da corretora de valores Invesco, em 1966, contudo a companhia entrou em falência, o que fez com que ele adquirisse uma nova corretora, a Garantia. A partir desse momento, ele se uniu aos empresários Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira e, juntos, os três fundaram a 3G Capital Partners.

A maior aquisição do grupo foi a Americanas, que ganhou grande destaque na mídia após a rede solicitar uma recuperação judicial após várias inconsistências serem registradas na parte contábil da companhia.

O empresário e conhecido de Lemann, Marcel Herrmann Telles, também faz parte do ranking dos top 200 mais ricos do mundo. Ele foi o responsável pela compra da cervejaria Brahma, que foi modificada para o grupo Ambev, depois que a empresa foi fundida com a Antártica. Tudo isso aconteceu entre os anos de 1999 e 2004. Além de ele também ser sócio da 3G Capital, Telles é dono de diversas organizações do setor alimentício e eletrônico.

Para encerrar os nomes que aparecem nas primeiras 200 posições, temos Eduardo Luiz Saverin. É provável que boa parte dos brasileiros o conheçam pelo filme “A Rede Social”, que conta a história da fundação do Facebook. Ele é um dos cinco cofundadores e conheceu Mark Zuckerberg durante a graduação de economia na Universidade de Harvard.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário