Diferente do que as pessoas imaginam, o coelho não é um roedor, mas um animal mamífero pertencente à família dos leporídeos. Portanto, faz parte de um grupo caracterizado por sua pelagem macia e orelhas compridas. Embora os coelhos tenham se tornado animais de estimação populares, eles podem dar muito trabalho. Veja algumas curiosidades sobre esses pets.
Veja também: Quer um cachorro mais calminho? 4 raças dóceis que muito tranquilas
Os coelhos são animais inteligentes e apresentam as seguintes características
1. Gostam de socializar
Os coelhos gostam de viver em grupo e podem se dar bem com gatos, ainda que o modo de vida seja diferente. Quando o coelho é criado sozinho, precisa de mais atenção do que o normal, exigindo uma rotina de brincadeiras.
2. Reconhecem pessoas diferentes
Desde filhotes, eles aprendem a reconhecer vozes, cheiros e rostos diferentes. É por isso que o seu comportamento pode mudar de acordo com a pessoa.
3. Podem ser adestrados
Diferente de cachorros e gatos, que passaram por um processo de domesticação, os coelhos são menos comportados. Contudo, é possível ensiná-lo onde urinar e defecar corretamente.
4. Fazem mais coisas à noite
O coelho tem hábitos noturnos, isso significa que ele vai brincar mais à noite e essa energia pode fazer um pouco de barulho. Dessa maneira, durante o dia, ainda que esteja acordado, sua disposição não deve ser das melhores.
5. Mordem objetos constantemente
Dos primeiros anos de vida à velhice, o coelho não para de roer o que tiver pela frente: móveis, calçados, tecidos, etc. Sendo assim, é necessário oferecer ao animal, madeira própria, como pinus tratado e outros elementos.
6. Gostam de estar limpos
Coelho não deve tomar banho em hipótese alguma, porque eles são autolimpantes. Com isso, acabam se lambendo e têm a necessidade de que os tutores limpem seu ambiente pelo menos uma vez por dia.
7. Enxergam muito bem
Não tente esconder nada dele! Porque o coelho enxerga tudo, com uma visão poderosa de 360 graus. Ele consegue ver o que você está fazendo de costas, sem precisar virar, além de ter um olfato apurado.
8. Não emitem muitos ruídos
É possível que algumas espécies de coelhos tenham vocalização desenvolvida, mas não é tão perceptível. Quando estão recebendo carinho, podem ronronar e sob forte agitação, emitir pequenos grunhidos, mas nada barulhento.
9. Precisam de um ambiente só deles
Como animais territorialistas, é bom que os seus cuidadores reservem um espaço só para ele. Assim que ele se apropria, as pessoas precisam ter cuidado ao se aproximar do local, principalmente desconhecidos.
10. Pulam muito alto
Coelhos podem saltar até 1 metro de altura, subindo em móveis como cama e sofá. Eles precisam correr para gastar calorias, ainda mais em ambientes domésticos, nos quais a atividade física tende a ser limitada.
11. Requerem dieta equilibrada
Coelhos não comem carne e são herbívoros com algumas restrições. Não é qualquer vegetal que eles devem consumir. Couve, maçã sem casca, melão, morango, feno e ração representam uma base alimentar equilibrada.