Alguns produtos importados devem ser taxados pelo governo federal brasileiro. Sites famosos que vendem produtos chineses, como a Shein, Shopee e AliExpress, estão na lista dos que devem ficar um pouco mais caros.
Veja também: GOLPE: influenciadores estão divulgando site falso que usa nome da SHEIN
O objetivo do governo é impedir que produtos importados entrem no país sem o pagamento do imposto devido. Afinal, os comerciantes nacionais, por exemplo, não podem escapar das taxas e não seria justo que os estrangeiros fizessem isso.
Contudo, muitos consumidores ficaram preocupados com a medida. Aliás, muitas pessoas falaram que seus produtos foram parados na alfândega e taxados pelas autoridades. Em alguns casos, sequer vale a pena retirar o material, pois a cobrança é de 60% a mais. Existem algumas mercadorias que podem aumentar 90% o valor por conta do ICMS e do IPI.
Como saber se a minha encomenda foi taxada?
Para saber se os produtos comprados na Shein ou em outras lojas foram taxados, é possível entrar no site dos correios. Caso haja a informação “Aguardando pagamento”, significa que a mercadoria precisa ter uma taxa paga pelo comprador.
Siga o passo a passo:
- 1: acesso o site dos Correios;
- 2: vá em “Minhas importações”;
- 3: selecione a encomenda e vá em “Situação”.
Se constar “Fiscalização aduaneira finalizada” significa que não há taxas. Caso a informação seja “Aguardando pagamento”, é porque um valor a mais deve ser pago.
O que fazer se minha encomenda da Shein ou da Shopee for taxada?
Não há como fugir do pagamento da taxa, o qual pode ser feito através do próprio site dos Correios. O pagamento não pode ser feito via Pix, apenas por meio de boleto bancário.
É possível recusar o objeto no site dos Correios e não pagar a taxa, porém a mercadoria também não será entregue. O mesmo acontecerá se o boleto de pagamento apenas for ignorado.
É preciso conferir as regras da Shein, Shopee e outras empresas a respeito de reembolso do produto. Em alguns casos, a compra pode ser perdida se for devolvida pelo não pagamento de taxas.