A proteção dos dados é um assunto sério, que deve ser considerado por todas as pessoas que estão em atividade no mundo digital. Os criminosos aproveitam todas as brechas possíveis. Qualquer descuido pode provocar sérias consequências para as vítimas. Confira dicas para proteger as suas informações e os tipos de arquivo a deletar.
Leia mais: Segurança ameaçada: ChatGPT vaza dados e coloca usuários em risco
Você não pode dar bobeira!
Os hackers aproveitam qualquer vacilo para usar os dados das vítimas e praticar novos golpes. Todas as pessoas que estão presentes na internet precisam manter os arquivos seguros e proteger a privacidade o máximo possível.
Dicas para proteger as suas informações
Alguns descuidos que parecem inofensivos podem ser a porta de entrada para os criminosos no mundo virtual. Muitas pessoas deixam de lado algumas cautelas e não conseguem proteger as informações como deveriam. É importante que alguns tipos de arquivos sejam deletados do seu celular nesse exato momento.
É o caso, por exemplo, das informações bancárias. Elas são um prato cheio para os golpistas! Por isso, a primeira dica é: não facilite a vida dos criminosos! Apague do seu celular os números de contas e senhas.
Não deixe esse tipo de informação salva no seu dispositivo.
Outra dica muito importante é sempre usar a biometria ou leitura facial para desbloquear os aplicativos bancários. Saiba que o ideal é apagar também as fotos de documentos pessoais. Nas mãos de pessoas erradas, elas representam um enorme risco. Isso porque os seus dados podem ser usados em diversos tipos de fraudes.
Se você tem o costume de tirar fotos sensuais e mais íntimas, como os nudes, saiba que o melhor é apagar do seu celular e deixar tudo em um lugar mais seguro. Além disso, tenha muito cuidado com quem você os compartilha, já que tais arquivos podem ser usados contra você como forma de chantagem ou assédio.
Apague todas as senhas e dados sensíveis escritos em bloco de notas, chats ou e-mails. A invasão é muito mais facilitada quando os hackers conseguem tais informações. Quanto mais conseguir proteger a sua vida digital, mais prejuízos irá evitar.