Os pais são as principais referências para as crianças desde seus primeiros anos de vida. Por isso, a forma como eles tratam seus filhos impactará decisivamente na construção de suas personalidades. Inclusive, muitos problemas de autoestima surgem ainda nos primeiros anos de vida de uma pessoa.
Veja também: Pela sua saúde mental, mantenha distância destes 3 tipos de pessoas
Confira algumas frases que, invariavelmente, servem para destruir a autoestima de uma pessoa. Os dados foram retirados de análises de especialistas sobre o assunto e também estão em artigo do site especializado Psycholy Today.
Confira quais são essas frases e nunca as repita para seus filhos:
1 – Frases que minam a autoestima: “já estou cansado(a) de você”
Essa é uma das piores frases para se escutar no dia a dia, ainda mais quando não tem idade suficiente para rebater ou sequer entender o contexto. A criança tem a sensação de que ela é um peso na vida da pessoa.
2 – “A única coisa que você sabe fazer é chorar”
De acordo com especialistas em psicologia, existem dois efeitos negativos que surgem a partir dessa fala. O primeiro é a criança começar a reprimir suas emoções, enquanto o segundo é o de acreditar que os seus sentimentos não importam. Isso fará com que ela se sinta inferiorizada. Tente entender o que acontece com a criança, pois essa frase pode acabar com a autoestima dela.
3 – “Você não faz nada direito”
Uma das principais características da infância é o aprendizado e essa é uma frase que faz a criança entender que ela é incapaz. A autoestima pode ficar gravemente comprometida ao jogar uma carga tão pesada nos ombros de uma pessoa tão pequena e imatura.
4 – Frases que afetam a autoestima “queria que você fosse como seu irmão”
Comparações são sempre nocivas e, no mínimo, injustas, já que nunca levam o contexto todo da situação em conta. Esse tipo de frase mostra claramente que os pais não amam a acriança. Pelo menos é isso o que ela vai entender.