Mesmo que não seja tão popular quanto uma picanha ou outros cortes típicos do churrasco, a linguiça é uma parte fundamental dele. Não tem jeito, quando essa carne é preparada na churrasqueira, seu sabor fica insuperável.
Veja também: Não são picanha, mas estas 5 carnes baratas não fazem feio no churrasco
Pensando nisso, separamos alguns dos principais tipos de linguiça que você pode encontrar e temos dicas para preparar perfeitamente cada um deles. Confira os detalhes para ter um churrasco diferenciado a partir de agora.
1. Linguiça toscana comum
Está a linguiça mais comum e popular de qualquer churrasco. Feita com carne suína, bovina e vários temperos, ela é bem simples de se preparar. O ideal é assar em grelha alta, com fogo brando. Ela vai inchar bastante e quando isso acontecer é necessário colocá-la na parte mais baixa da grelha, como fogo forte, para dourar e ficar crocante por fora.
2. Calabresa
A tradicional linguiça calabresa é preparada com carne curada em sal, açúcar, salitre, cheiro verde e pimenta. Ela deve ser assada a uma distância de 15 centímetros da brasa, até que fique bem tostadinha. No caso das versões defumadas, basta fritas no fogão naturalmente.
3. Linguiça de frango
Uma dica para preparar essa iguaria no seu churrasco é furar a parte externa e temperar com sal e alho antes de levar para assar na grelha. O procedimento segue o da toscana e é preciso assar com boa distância do fogo e apenas tostar a parte de foras quando estiver tudo pronto.
4. Cuiabana
A linguiça cuiabana se popularizou pelo Brasil recentemente. Ele pode ser feita com carne suína, bovina, se aves e de cordeiro. Ela é temperada com várias especiarias, além de leite e queijo. Deve assar na parte mais alta da churrasqueira, para não perder sua suculência.
5. De lombo
Embora não seja tão comum, a linguiça de lombo é uma das mais saborosas que se pode encontrar. Ela deve ser assada na parte alta e depois finalizada na grelha, para que também fique bem tostadinha por fora.