Manter as crianças longe das telas atualmente é uma tarefa quase impossível. Verdade seja dita, existem muitas animações interessantes e desenhos que podem até ajudar a construir parte de uma boa educação. Ainda assim, uma garotinha de 6 anos recebeu a recomendação médica de parar de assistir os episódios de Peppa Pig.
Veja também: Atenção, pais! Dizer estas 4 frases pode destruir o amor-próprio da criança
Por que a menina de 6 anos deve parar de assistir Peppa Pig
Sadie Bowyer mora na Inglaterra com seus pais e foi diagnosticada com hipoventilação central congênita. É uma condição de saúde rara e faz com que o sistema nervoso central “se esqueça” de mandar sinais para a pessoa respirar.
Isso quer dizer que em situações de distração ela tende a sofrer com falta de ar. Isso pode acontecer durante o sono ou em ocasiões do cotidiano, por exemplo. Aos 2 meses de vida, a garotinha precisou passar por uma traqueostomia a fim de garantir que sua respiração funcione adequadamente.
“Todas as noites, Sadie poderia morrer em questão de minutos. Seu cérebro pode esquecer de respirar e enviar sinais para que o coração bata”, explicou a mãe da criança ao portal Kennedy News.
O que o desenho de TV tem a ver
Ao assistir Peppa Pig, a garotinha fica muito concentrada e pode se esquecer de respirar. A garota começa a ficar azulada, quieta e imóvel. É o sinal de alerta para que os pais liguem o aparelho de ventilação. Isso garante que nada de ruim possa acontecer com a menina, que adora assistir ao desenho.
Por conta da situação, o médico que acompanha o caso da criança, recomendou que ela não assista mais à Peppa Pig. Isso ajudará a evitar episódios de hipoventilação, os quais podem resultar em consequências graves e até afetar a permanência da vida.
Embora não tenha cura, existe tratamento para o quadro de saúde. A garota deverá utilizar alguns equipamentos para garantir que sua respiração continue funcionando.