O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta segunda-feira, 24, apontando potenciais chuvas intensas em diversas regiões do país. Aproximadamente, 142 cidades localizadas na região Norte, Nordeste e parte do Sudeste podem passar pelo temporal.
Leia mais: É ISSO o que você deve fazer se suas roupas do varal pegaram chuva
Com isso, os brasileiros devem se preparar para as fortes chuvas dos próximos dias, que podem trazer transtornos e impactos significativos em diversas regiões do país. Veja mais detalhes ao longo do texto.
O aviso, marcado com o grau de “Perigo”, na escala de severidade, entrou em vigor na tarde da última segunda-feira e segue até as 10h, desta terça-feira, 25.
Alerta aponta que 142 cidades serão atingidas com chuvas intensas
Segundo o Inmet, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (entre 60 e 100km/h). Ainda, é importante ficar atento, pois há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Os estados afetados são: Amazonas, Acre, Roraima, Pará, Rondônia, Amapá, Bahia, Espírito Santo e uma parte de Minas Gerais. Já lugares específicos como o norte e sul de Roraima, áreas como centro, sudoeste, norte e sul amazonense, baixo Amazonas, Vale do Acre, Vale do Juruá e Madeira-Guaporé podem enfrentar mais problemas com os impactos das chuvas intensas.
Ainda de acordo com as informações do Instituto, 17 cidades do Pará e Amapá também serão atingidas pelas chuvas, com rajadas de vento de até 100 km/h. Nessas situações, a recomendação do Inmet é evitar buscar abrigo debaixo de árvores, pois podem estar sujeitas a quedas e descargas elétricas. Estacionar próximo a torres de transmissão e painéis de propaganda também devem ser atitudes evitadas. Em casa, é importante retirar os aparelhos da tomada.
Cinquenta cidades da Bahia e do Espírito Santo também serão alvo das chuvaradas, principalmente as áreas do sul e centro sul baiano, além do Litoral Norte Espírito-santense, Vale do Mucuri e Jequitinhonha.
Sobre as previsões
A previsão do tempo é uma das informações mais importantes para as pessoas se prepararem para as condições climáticas que estão por vir. Através dela, é possível se programar para as atividades ao ar livre, planejar uma viagem, proteger os bens pessoais e até mesmo salvar vidas.
Juntamente com o alerta do Inmet, a população deve seguir atentamente as recomendações do Instituto para evitar problemas ainda maiores. Para saber mais informações, basta ligar para o número 193, do Corpo de Bombeiros ou 199 da Defesa Civil. Quem deseja ter acesso à lista na íntegra das cidades atingidas, pode buscar pelo site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).