A atuação de um cavado sobre a Região Sul continua favorecendo a incidência de chuvas no centro-norte do Rio Grande do Sul, no Paraná e em Santa Catarina. Os maiores volumes esperados são de 70 a 100mm e devem ser registrados no oeste catarinense e no centro-oeste paranaense. Além disso, há risco de rajadas de vento e granizo, mesmo que de forma isolada.
Leia mais: É ISSO o que você deve fazer se suas roupas do varal pegaram chuva
No Sudeste, o dia ficará ensolarado na maior parte da região. No entanto, há previsão de chuva no Espírito Santo e no centro-sul de São Paulo, onde os acumulados podem atingir a marca de 20mm. Já em Minas Gerais e no centro-sul paulista, o solo começa a ficar mais seco devido à falta de chuva nos últimos tempos.
E as demais regiões brasileiras?
No Centro-Oeste, o tempo fica mais estável no Mato Grosso e em Goiás. No Mato Grosso do Sul, as chuvas podem variar entre 20 a 30mm. A mesma situação é aguardada para o Nordeste, com a falta de chuvas impactando diretamente nas plantações. Contudo, há previsão de chuva para o litoral nordestino.
Ademais, a Região Norte deve contar com tempo firme entre o Pará, Roraima e Tocantins. Em contrapartida, são esperadas chuvas no Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e no norte do Pará. Atenção pata o noroeste do Pará, onde as chuvas podem chegar a 150mm e causar transtornos para os moradores.
Previsão para o fim de semana
No sudeste, os maiores acumulados de chuva devem acontecer no nordeste de Minas Gerais e no Espírito Santo, com os volumes chegando a 50mm. Em São Paulo, o tempo fica estável, assim como no extremo sul mineiro.
Já na região Sul, o ar mais frio será o responsável por diminuir as temperaturas na região, com as mínimas ficando na casa dos 10ºC nas áreas de baixada, porém sem risco de geada. Ademais, o tempo deve seguir ensolarado na maior parte dos estados, com pouca nebulosidade no leste de Santa Catarina e no Paraná.
Tempo estável no Centro-Oeste, com chuvas espalhadas no norte de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e norte do Mato Grosso. Com isso, os volumes esperados são de até 30mm nos próximos dias.
Seguindo pelo mapa, o Nordeste terá chuvas volumosas no Maranhão, Piauí e Ceará devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), com volumes que podem chegar a 100mm. Por outro lado, o tempo segue firme na Bahia, com exceção da região sul do estado. Sol forte no Piauí, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Pará e Rio Grande do Norte.
Por fim, a ZCIT atua também sobre a região Norte do país, fazendo com que acumulados de até 200mm aconteçam no noroeste e nordeste do Pará. Assim, os trabalhos no campo como a colheita da soja, podem ser impactados visto o excesso de umidade no solo.