Mesmo com a frente fria começando a se distanciar do país pelo litoral do Rio Grande do Sul, a queda de pressão atmosférica entre o Brasil, Argentina e Paraguai faz com que nuvens carregadas se formem sobre a região Sul nesta terça. Em contrapartida, uma massa de ar seco diminui as chances de chuvas no Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.
Leia mais: Todo cuidado é pouco: aranha-armadeira volta a causar pânico nos lares do país
Além disso, o Norte e o Nordeste contarão com zonas de instabilidade, com nuvens carregadas que podem causar chuvas fortes em diversos estados. Com isso, a Zona de Convergência Intertropical espalha essas chuvas entre a costa norte do país, o Rio Grande do Norte e Amapá.
Previsão do tempo no país
Na região Sul, nuvens carregadas marcam presença no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no oeste e sudoeste do Paraná, aumentando as chances de pancadas de chuvas com raios. No oeste, centro e sul de Santa Catarina, as chuvas estão previstas entre o fim da tarde e o início da noite. Já em Curitiba, o nevoeiro diminui a visibilidade da região e permanece durante a manhã.
A terça-feira será de calor e sol no Sudeste, principalmente em São Paulo, sul de Minas Gerais e na cidade do Rio de Janeiro. No entanto, há chances de chuvas para a Baixada Santista e no Litoral Sul Fluminense, porém com sol durante a tarde. Possibilidade de chuva também no Espírito Santo, com temporais intercalando com períodos de sol ao longo do dia.
No Centro-Oeste, tempo quente e ar seco no Distrito Federal, Goiás, leste e sudeste de Mato Grosso e no leste e nordeste de Mato Grosso do Sul. Assim, Goiânia e Brasília ficarão sem chuva, contando com um dia de muito sol e calor. Em contrapartida, a fronteira entre Mato Grosso do Sul e Paraguai será coberta de nuvens, com possibilidade de chuvas a qualquer momento.
Nuvens carregadas se espalham por todo o Nordeste do país, com chances de chuva no interior e no litoral de todos os estados, com exceção do Rio Grande do Norte. Assim, atenção para a chuva no Piauí, Maranhão, Recôncavo Baiano, Chapada Diamantina e no litoral da Bahia. Em Alagoas, Sergipe, Paraíba e Pernambuco, o sol aparece durante todo o dia, com pancadas de chuvas pontuais e passageiras.
Por fim, a Região Norte terá zonas de instabilidade devido a grande presença de calor e umidade. Desse modo, as pancadas de chuvas deverão acontecer ao longo do dia, intercalando com períodos de sol. Atenção para os moradores do oeste do Pará e do centro-leste do Amazonas, onde as chuvas serão mais fortes e volumosas.