Estão abertas as inscrições para o Programa Social de Formação de Condutores de Veículos Automotores (Programa CNH Social) 2023 no Acre! Os moradores do estado que querem conseguir uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente devem se cadastrar até 1 de junho no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC).
Leia mais: Detran planeja emitir CNH Social para 80 mil pessoas; veja critérios
Para participar, o cidadão deve ter entre 18 e 25 anos, mas também precisa ter cursado e concluído o ensino médio na rede pública de ensino. O programa CNH Social 2023 vale, inclusive, para os moradores das zonas urbana e rural que estão inscritos no Cadastro único dos Programas Sociais (CadÚnico).
Ao todo, são cinco mil vagas disponibilizadas. Cerca de 5% delas estão reservadas para Pessoas com Deficiência (PcD). O edital foi divulgado no último domingo, 30, e contém as exigências para os interessados em se inscrever em uma das três modalidades do programa. São elas: CNH Estudantil, CNH Urbana e CHR Rural.
CNH visa aumentar geração de empregos
De acordo com a presidente do Detran-AC, Taynara Martins, a CNH Social tem o intuito de “gerar mais oportunidades, postos de trabalho e renda. O governo prioriza, pelo segundo ano consecutivo, a oferta das CNHs gratuitas. Aumentamos em quase três vezes a oferta de vagas, para que mais pessoas sejam alcançadas”.
Ao realizar a sua inscrição no programa, o candidato deverá optar por uma das opções ofertadas. São elas:
- Habilitação gratuita nas categorias A ou B (moto ou carro);
- Adição de categorias A ou B;
- Mudança de categoria de B para D (ônibus).
Vale ressaltar que todos os municípios acreanos são contemplados pelo programa, pois 40% das vagas são destinadas aos moradores da capital Rio Branco e 60% para as demais cidades. Ademais, o Detran-AC lembra da importância de que os interessados devem ler atentamente ao edital do programa antes de iniciar o processo de inscrição, para ter certeza de que cumprem todos os requisitos exigidos.