Você é do time Apple ou do time Google? Em outras palavras, existem as pessoas que possuem Android e são fãs do sistema, enquanto outras têm o mesmo apreço pelo iOS. Confira uma comparação simples entre as diferenças de cada um.
Veja também: ‘Queridinho’ do WhatsApp: por que o iPhone recebe tantas funções exclusivas?
Característica dos celulares Android
1. Segurança: o Android tem o código aberto, sendo que o Google permite que outras pessoas desenvolvam programas compatíveis e até paralelos em relação a ele. Dessa maneira, existem muitos programadores que podem contribuir para o aprimoramento da plataforma. O problema é que ele pode se tornar ligeiramente mais vulneráveis a ataques de hackers. Contudo, desde 2014, o Android conta com vários reforços de segurança.
2. Compatibilidade: a compatibilidade do Android depende muito da versão que o sistema operacional possui no dispositivo. Nem todos os aplicativos funcionam nos celulares diferentes.
3. Consistência: o Android é utilizado por muitas marcas, especialmente a Samsung, Xiaomi, Realme e Motorola. Isso faz com que utilização seja sensivelmente diferente em vários celulares de marcas distintas.
4. Qualidade dos chips: existem, pelo menos, 5 fábricas que desenvolvem chips compatíveis com o Android. Cada uma possui uma qualidade diferente, sendo muitas boas e outras medianas.
Celular iOS — veja as diferenças na comparação
1. Segurança: este é um dos pré-requisitos mais importantes do iPhone. O código e o hardware são fechados e ninguém tem acesso. Ao mesmo tempo que problemas se tornam mais complicados de se resolver, o sistema é mais seguro.
2. Compatibilidade: com poucas atualizações e sem diferença entre fabricantes tem mais compatibilidade entre os aparelhos ainda ativos.
3. Consistência: o sistema operacional é utilizado pelos mesmos aparelhos, o que o torna mais consistente que o Android.
4. Qualidade do chip: a qualidade do chip é um fator de relevância no iOS, sendo o mesmo M1 desde 2020.
Resumo
Por fim, o iOS apresenta avaliação melhor em todos os aspectos, mas isso se deve pela exclusividade que possui em relação ao iPhone. Isso é um problema para quem quer diversidade no aparelho e, principalmente nos valores. Existem ótimos dispositivos com Android, tão bons quanto o iPhone, mas a variedade faz com que aparelhos medianos também sejam produzidos.