Na mira da ciência: neste instante, você está sendo COBAIA sem perceber

Você está sendo usado como cobaia de um estudo que avalia o impacto da inteligência artificial no comportamento das pessoas. Quer apostar? Veja!



A tecnologia é um mundo que ainda precisa ser muito explorado. A inteligência artificial (IA), por exemplo, vem chegando de mansinho e mostrando que tem controle sobre a decisão de muita gente. Discorda? Bem, é melhor que você saiba que está sendo usado como cobaia sem sequer saber disso. Entenda como e por quê.

Leia mais: Coach de saúde? Apple entra na onda e quer lançar ferramenta de inteligência artificial

Estamos falando do maior experimento já realizado com seres humanos sendo usados como cobaias. Os testes estão em curso e já apresentam alguns resultados interessantes, curiosos e, por vezes, até preocupantes. Até onde os humanos estão no controle das coisas? A tecnologia, a exemplo da IA, já dominou tudo ou está a caminho disso?

Você está sendo usado como cobaia

Desde a popularização da inteligência artificial, a preocupação tem sido com a possibilidade de que os humanos estejam perdendo o controle sobre os sistemas, ou seja, é como se a tecnologia estivesse dominando tudo, inclusive as nossas ações. A questão é que esse não era bem o plano. E agora?

Um experimento está usando você como cobaia. O objetivo é testar se um sistema de inteligência artificial é capaz de controlar o comportamento humano de forma remota. Será? Se sim, como isso é feito? Um grupo de voluntários entrou na jogada para mostrar como tudo isso funciona na prática.

As pessoas que fazem parte do experimento precisam baixar um aplicativo que se comunica com um sistema de IA. Esse sistema envia estímulos aos participantes, que respondem por meio da ferramenta. Para cada resposta, o sistema escolhe um novo estímulo e os envia aos voluntários.

É assim que a tecnologia vai reconhecendo os estímulos que dão determinados resultados, como forma de controle do comportamento humano. Além disso, os pesquisadores também acompanham por quanto tempo as pessoas usam o aplicativo e o quanto a IA está controlando o comportamento delas.

A intenção é ver como as pessoas ficam engajadas por mais tempo. Essa resposta pode ser usada pelas empresas, que vão faturar ainda mais. Por exemplo: como um meio de abrir portas para o envio de propagandas.

Por isso, se você faz uso de redes sociais, como Facebook, Instagram, TikTok ou Twitter, pode estar sendo usado como cobaia perceber que a inteligência artificial controla o seu tempo de um jeito muito sutil.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário