A conta de energia assusta os moradores quando o boleto chega nas caixas de correio. Por isso, os brasileiros estão pensando cada vez mais antes de ligar o ar-condicionado ou utilizar o forno para preparar as suas refeições. Felizmente, há algumas formas simples e eficazes de diminuir o custo da conta de luz no fim do mês.
Leia mais: EXCELENTE benefício na conta de energia está valendo e muitos não sabem
Entre as atitudes que podem ser tomadas, estão: trocar as lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, apagar as luzes de um cômodo quando ninguém estiver lá, valorizar a iluminação natural e tomar banhos mais breves.
Apesar disso, há alguns aparelhos que consomem mais energia do que outros, até mesmo quando estão apenas conectados na tomada! Dessa forma, é recomendado que, antes de dormir ou ao sair de casa, os moradores tirem alguns deles das tomadas e volte a ligá-los somente quando for utilizar cada um.
4 aparelhos domésticos que gastam muita energia
- Carregador de celular
Uma das manias mais comuns dos consumidores é deixar o carregador de celular plugado à tomada após terminar de carregar o aparelho. Mesmo que o celular não esteja mais carregando, o item continua gastando energia ao permanecer conectado na tomada. Por isso, é recomendado que o carregador de telefone seja desconectado assim que não precisar mais ser usado, pois assim você evita que a conta de energia suba desnecessariamente.
- Micro-ondas
Além dos carregadores de celular, algo que passa muito tempo ligado sem uso é o micro-ondas. Ao deixar o aparelho conectado, ele acaba consumindo energia, já que o LED de seu visor continua funcionando. Sendo assim, o recomendado é que o aparelho seja conectado à tomada somente na hora de esquentar a comida.
Ele consome energia mesmo no modo de espera.
- Televisão
Ao continuar plugada, mesmo quando não está sendo utilizada, a TV se torna uma das grandes culpadas por aumentar a conta de luz dos brasileiros. Ainda que não esteja em funcionamento, os televisores continuam consumindo energia para manter o LED aceso. Ele é a causa dos reais a mais na conta de energia, viu?
- Computadores
Por fim, seguindo a mesma lógica dos aparelhos citados anteriormente, os computadores também devem ser retirados da tomada quando não estiverem em uso. O mesmo vale para os notebooks, que devem estar conectados somente quando estiverem sem bateria. Avisamos isso apenas porque muitas pessoas ainda mantêm o dispositivo conectado durante todo o dia, mesmo que ele já tenha sido carregado. Se atente!