Você sabe a diferença de passar algum tempo sozinho e solitude? Uma parcela das pessoas não entendem a sua diferença. A solidão, por sua vez, é vista como uma sensação ruim. Já a solitude, costuma ser uma experiência boa e intencional pelo desejado, que traz consigo uma posição de tranquilidade, autodescoberta e reflexão.
Veja também: ESTE é o teste que dirá se você é alguém criativo ou não; está preparado?
Antes de prosseguirmos, lembre-se de equilibrar a sua vida social e não se afastar totalmente das pessoas. É benéfico para a sua saúde desde que você também tenha o costume de conversar com outras pessoas.
Quais são as vantagens de passar um tempo sozinho?
1. Concentração e aumento de produtividade
Quando estamos sozinhos, não somos julgados e também não somos distraídos com facilidade. Temos todo um ambiente reservado para nós mesmos. Sob este mesmo ponto de vista, somos mais produtivos e ficamos concentrados com maior facilidade. Além disso, algumas pessoas costumam ser muito mais produtivas sem o desvio de atenção causado por outras pessoas.
2. Estimula a criatividade
Existem várias motivações por trás de artistas desejarem passarem um tempo isolados. No exato momento que você está distante dos outros e, consequentemente, acaba por não se importar com a opinião alheia, você fica mais aberto para explorar ideias novas, que talvez não existiriam se você estivesse amplamente preocupado com os outros.
3. Ajuda você a se conhecer
Sem ninguém por perto, podemos fazer escolhas sem nenhuma influência externa. É como se a gente estivesse 100% no controle. Como resultado, a autonomia faz com que você desenvolva diferentes percepções sobre quem você é e suas atitudes.
4. Enquanto sozinhos, podemos planejar nossa vida com calma
Somos a única cabeça pensante no ambiente. Não há ninguém para escutarmos e, como resultado da ausência de outras pessoas, podemos realizar nossas atividade sem pressa, pressão e agitação. Além disso, você tem tempo de sobra para refletir sobre os momentos da sua vida e tirar lições de aprendizado.
5. Foco em autocuidado
Estar sozinho oferece a chance de dedicarmos mais tempo e atenção para nós mesmos. Ou seja, menos o estresse e maior o relaxamento. Neste ínterim, tenha preferências por atividades que são melhores desfrutadas em ambientes calmos, como a prática da leitura, música ou quebra-cabeça.