Algumas pessoas não lavam as blusas que acabaram de comprar porque acreditam que elas já estão limpas o suficiente para serem usadas. No entanto, é preciso entender que essas peças novas passaram por várias mãos. Nesse caso, nem as próprias lojas têm consciência do que aconteceu no processo de transporte. Sendo assim, entenda por que é necessário lavar a roupa recém comprada.
Veja também: Segredo das roupas branquinhas: coloque ESTE ingrediente na máquina de lavar
Estes são os riscos de vestir roupa nova antes de lavar
1. Higiene
O tecido de diversas peças podem acumular bactérias e outros microrganismos, ao ser transportado. A maioria dos estabelecimentos não higieniza novamente as roupas, potencializando o acúmulo de germes.
Ainda que pareça limpa e perfumada, é possível que os germes estejam circulando pela superfície, fazendo mal principalmente às crianças.
2. Alergias
Algumas pessoas podem ter reações alérgicas a certos tipos de materiais ou corantes usados nas roupas. Há diversas infecções relacionadas a excesso de produtos que não são eliminados após a fabricação.
Sendo assim, lavar as roupas antes de usá-las ajuda a remover quaisquer resíduos químicos, reduzindo crises alérgicas.
3. Ajuste
Certas fibras podem encolher ou mudar de forma após a primeira lavagem, que afeta o ajuste e o conforto da roupa. Dessa forma, colocar a roupa nova na máquina antes de usá-las permite que elas fiquem mais confortáveis no corpo.
Isso ocorre especialmente com tecidos de algodão que não receberam uma última lavagem e precisam ser higienizados.
O que fazer antes de colocar peças novas na máquina?
Antes de colocar peças novas na máquina, é necessário fazer um teste para descobrir o estado do tecido. Para isso, umedeça uma parte da roupa e depois deixe-a em cima de um pano branco.
Caso a peça solte tinta, é ideal que você vale a roupa separadamente na mão, antes de colocá-la na máquina de lavar. Esse cuidado previne manchas e vazamento de substâncias aplicadas no tecido.