O que você faria se descobrisse que alguém te observa o tempo todo? Pensa só no desespero! O pior de tudo é que isso pode realmente acontecer, e a sua privacidade estar em risco. A sua webcam pode estar sendo invadida sem que você tenha notado. Cuidado, pois alguém pode estar de olho em tudo o que tem feito na frente do PC.
Leia mais: Adeus, privacidade: ‘WhatsApp consegue te ouvir dormir’, diz especialista
A privacidade nunca esteve em tanto em risco. Felizmente, as pessoas estão mais atentas às práticas criminosas e encontraram formas de proteger tudo o que fazem. É o certo, se você não quer correr o risco de ter a sua vida exposta da pior forma! Cuidado, pois a “vergonha” não é nada comparada ao prejuízo financeiro.
Webcam invadida
Por medo, muitas pessoas já criaram o hábito de colocar algum adesivo em frente à webcam para evitar qualquer exposição, caso ela seja invadida. É preciso realmente se proteger, afinal de contas, a audácia dos criminosos não tem limites. Para os mais leigos no assunto, pode até ser difícil acreditar, mas as câmeras e microfones são objetos que podem ser facilmente explorados por hackers e de qualquer parte do mundo.
Não é de hoje que o assunto chama a atenção e deixa inúmeros riscos no ar. Desde que a internet surgiu, a webcam é um alvo em potencial e pode ser invadida pelos criminosos do digital. Mais do que o uso dos adesivos na webcam, você pode usar outras estratégias que vão te ajudar a bloquear qualquer visualização indesejada.
Os criminosos conseguem acesso à câmera do computador por meio dos chamados Cavalos de Troia. Com eles, é feito o acesso remoto. Estamos falando de malwares disseminados por meio de links maliciosos presentes em e-mails e em outras formas de comunicação. Por isso, não clique em nenhum link que você não conheça, viu?
Ele pode ser a porta de entrada para a invasão da sua privacidade e mais.
Além disso, fique sempre de olho na luz indicadora da própria câmera. Se ela acender do nada, é sinal de que a sua webcam está em uso. Desconfie também de arquivos desconhecidos que foram criados no seu computador.
Mais atenção ainda com os aplicativos instalados. Se houver algum desconhecido, desconfie. Remova imediatamente as ferramentas suspeitas e verifique as configurações da câmera.