No dia 8 de junho, será comemorado o Corpus Christi. A data religiosa acontece sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa. Ela é uma alusão à Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. Dessa forma, essa acaba sendo uma data muito especial para os católicos, que preferem guardar o dia para celebrar o acontecimento.
Leia mais: Feriado toda semana? Veja como funciona a jornada de 4 dias de trabalho
Apesar de ser um momento tradicional, muitos trabalhadores se questionam: a data é considerada um feriado nacional? A resposta é não. De acordo com o calendário oficial, Corpus Christi é visto somente como ponto facultativo, portanto, a folga para os trabalhadores irá depender das empresas e dos órgãos públicos.
Algumas cidades estabelecem o Corpus Christi como feriado municipal, que é determinado por meio de uma lei municipal ou estadual. Neste caso, as empresas são obrigadas a oferecer a folga para os colaboradores. Entre as cidades em que estão nessa situação, podemos citar: Goiânia; Rio de Janeiro; Aracaju; Fortaleza; Porto Alegre; Campo Grande; Belém e Florianópolis, mas há mais.
Feriados Nacionais em 2023
Neste ano, os trabalhadores ainda têm cinco feriados estabelecidos pelo calendário nacional, nos quais poderão aproveitar bem o dia para descansar. As datas são válidas para todo o Brasil, visto que os feriados são garantidos por lei. No caso de empresas que escolhem manter o expediente durante uma pausa obrigatória, os trabalhadores deverão receber extra pela carga horária exercida durante o feriado.
As folgas que ainda estão vindo aí são:
- 7 de setembro (quinta): Independência do Brasil;
- 12 de outubro (quinta): Nossa Senhora Aparecida;
- 2 de novembro (quinta): Finados;
- 15 de novembro (quarta): Proclamação da República;
- 25 de dezembro (segunda): Natal.
Em relação aos pontos facultativos, ainda há dois para que os brasileiros possam aproveitar bastante.
- 8 de junho (quinta): Corpus Christi;
- 28 de outubro (sábado): Dia do Servidor Público.