Faz mal beber café todos os dias? Melhor universidade do mundo responde

Tomar café todos os dias é um hábito de muitas pessoas em todo o mundo. Mas será que essa frequência é a ideal para a saúde?



Habitual do brasileiro, o café é uma bebida que gostamos muitos — e que precisamos estar atentos na forma como consumimos. O texto de hoje falará sobre o quão saudável é consumir café todos os dias e o quão moderado o seu consumo deve ser.

Veja também: Por que os europeus tomam café com um copo de água? Há um motivo

Para quem realiza tarefas complicadas, e demanda horas de atenção, o café é uma pedida interessante por nos deixar mais focados, menos sonolento e com um humor mais sociável.

Afinal, é saudável consumir café todos os dias?

O consumo de café traz uma série de benefícios à saúde. Segundo Frank Hu, que atua como presidente do Departamento de Nutrição da Harvard T.H. Chan School of Public Health, o consumo moderado de café, que varia de 2 a 5 xícaras por dia, faz com que tenhamos menor probabilidade de desenvolver doenças.

Entre elas, diabete tipo 2, doenças cardíacas, câncer de figado e endométrio, doença de Parkinson e depressão. Para acessar o estudo original de Harvard, clique aqui.

Logo, siga a recomendação entre 2 até 4 xícaras. É comentado que a quantidade não traz nenhum problema à saúde. Um estudo feito pela University of South Australia, que teve como objeto de análise mais de 17 mil pessoas, percebeu que pessoas que tomavam mais de seis xícaras de café, tiveram um aumento de 53% no risco de demência ou derrame.

Outros benefícios do consumo diário do café

Além da prevenção de doenças, aqueles que consomem com maior frequência, já devem ter notado os seus efeitos no cotidiano. Destacam-se:

Estímulo mental

O consumo de cafeína deixa o nosso cérebro em estado de alerta, e consequentemente, melhora a nossa concentração e o nosso foco. Nesse sentido, vai contra a sonolência e melhora o nosso desempenho cognitivo.

Atua no metabolismo

A cafeína aumenta o metabolismo e ajuda na queima de gorduras. Logo, é comum perceber a presença de cafeína em suplementos para perder peso.

Atua no humor

Como resultado do consumo, temos um efeito positivo no nosso humor. A explicação está na atuação da cafeína no sistema nervoso central que aumenta a produção de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina. Faz total sentido, como destacado lá em cima, que ele previna o desenvolvimento da depressão.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário