Saiba de uma vez: doenças na coluna dão direito à aposentadoria do INSS?

Muitas pessoas conhecem a categoria desta aposentadoria, mas têm dúvidas sobre as doenças na coluna, uma das principais causas de afastamento no trabalho.



Atualmente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibiliza uma série de opções de aposentadoria. Uma das mais conhecidas é a aposentadoria por invalidez, destinada aos trabalhadores que sofrem de uma incapacidade permanente devido a uma doença ou acidente, impedindo assim que as atividades laborais sejam desempenhadas.

Leia mais: Uma bolada! Pessoas têm direito a ESTE benefício do INSS e não sabem

Apesar de muitas pessoas conhecerem a modalidade, muitos ficam na dúvida sobre quais doenças estão incluídas na lista que lhes dão direito a receber o abono, principalmente as relacionados à coluna, um dos principais problemas que acomete os trabalhadores. A coluna é a estrutura responsável pela sustentação do corpo humano. É graças a ela que todas as movimentações podem ser realizadas. Diversos levantamentos sobre o tema apontam que os problemas envolvendo a coluna é uma questão comum e uma das principais causas de afastamento do trabalho.

Uma vez que ela é lesionada, as movimentações podem ser reduzidas e até mesmo anuladas, afetando então a vida do profissional de maneira significativa. E para ter acesso a esse tipo de aposentadoria, é necessário passar por uma avaliação de um médico perito para que seja constatada a incapacidade.

5 doenças na coluna que garantem a aposentadoria

É importante ficar por dentro das condições, como quais doenças estão incluídas nessa categoria, para não deixar de receber o abono. Uma das mais conhecidas é a hernia de disco, que gera dores na lombar e no pescoço, impulsionadas principalmente pela má postura. Nos casos mais graves, pode afetar toda a movimentação do corpo.

A osteofitose, conhecida como bico de papagaio, também faz parte da lista e resulta em uma dor nas costas bem forte para quem sofre do mal. Outra patologia é a discopatia degenerativa, causada em pessoas que passaram anos carregando peso de forma irregular, além daquelas que apresentaram má postura por muito tempo.

A protusão discal é mais uma doença que acomete trabalhadores que ficam muito tempo sentados, como motoristas, o que gera dor nos ombros e formigamento nas pernas. Por fim, a torcicolo, que é bastante comum, também pode dar direito à aposentadoria por invalidez.

Embora pareça inofensiva, em fases avançadas, gera grandes problemas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário