Se você tem algum destes 6 sobrenomes, suas raízes são europeias

Alguns sobrenomes são amplamente utilizados pelos brasileiros, mas tem suas origens da cultura europeia. Confira alguns exemplos surpreendentes.



Talvez você tenha raízes europeias e nem saiba, mas basta olhar para seu sobrenome e entender que algumas palavras tradicionais no Brasil são indícios da colonização local. Confira 6 sobrenomes que denunciam uma descendência da Europa.

Veja também: SILVA: entenda a origem de um dos sobrenomes mais usados no Brasil

1 – Pereira

As pessoas que nasciam em diversas regiões de Portugal nas quais existia o cultivo de peras recebiam esse sobrenome. Ou seja, ele realmente é uma referência direta ao nome da árvore que dá esse fruto. Não existe nenhuma outra origem mística ou simbólica de realeza ligado a ele, pelo menos não na sua tradição primária.

2 – Camargo é um dos sobrenomes europeus

Muito utilizado na região da Espanha a partir do século XIII, o nome faz referência a uma zona regional desse país. Ele costuma estar ligado às pessoas que nasceram no Vale de Camargo, localizado em Santander, na Cantábria. Por outro lado, não se sabe exatamente a origem da palavra, mas ela pode estar vinculada à língua celta de 3 a.C.

3 – Carvalho

Mais um dos sobrenomes de origem ibérica é Carvalho. Era uma palavra que caiu no gosto dos portugueses judeus, já que representa a longevidade e a resistência. Ambas as características se relacionam com a própria árvore da qual a palavra foi retirada.

4 – Fernandes é um dos sobrenomes europeus

Todo nome que termina com “es” ou “ez”, seja em Portugal ou na Espanha, representa o termo “filho de”. Logo, o sobrenome Fernandes quer dizer “filho de Fernando”. Foi um dos sobrenomes mais utilizados na Idade Média da região e pode ser escrito como Hernández.

5 – Nogueira

Pessoas que nasceram na região de Torre de Nogueira, em Portugal, são as que originalmente receberam este nome oficial. Porém, como é de se imaginar, ele se refere a uma árvore que dá todo tipo de amêndoa ou nozes.

6 – Macedo é um dos sobrenomes europeus

Por fim, mais um dos sobrenomes europeus que referencia uma região específica de Portugal é este. Ele quer dizer “alguém que vem de região cheia de macieiras”.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário