É importante saber que o aspirador de pó não é adequado para todos os lugares. Existem certas áreas onde o seu uso pode danificar outros eletrodomésticos e até mesmo comprometer seu funcionamento. Portanto, observe quais são os possíveis riscos e se possível, consulte o manual de instruções. Estes são os espaços onde você não deve priorizar a vassoura e um pano de chão. Confira.
Veja também: Chega de sofrer! Mistura caseira com bicarbonato é ótima para limpeza pesada
Não utilize aspirador de pó nestas áreas
1. Superfícies molhadas ou úmidas
Evite utilizar o aspirador em superfícies molhadas ou úmidas, como banheiros e cozinhas, pois a água pode danificar o equipamento. Nesse caso, essa atitude representa um risco de choque elétrico e outros acidentes.
2. Lugares onde há muitos fios de cabelo
Em lugares onde há muitos fios de cabelo, como tapetes ou carpetes, podem entupir o aspirador de pó, fazendo com que ele perca sua eficiência. Sendo assim, use escovas ou rolos adesivos antes de iniciar a aspiração.
3. Espaços com excesso de poeira fina
O excesso de poeira fina, como em reformas ou obras, pode sobrecarregar o filtro de diversos modelos de aspiradores domésticos, prejudicando seu desempenho. É preferível utilizar panos úmidos ou vassouras para remover o pó.
4. Áreas com pedras e grandes resíduos
Áreas com pedras ou grandes resíduos, como jardins ou áreas externas, não são adequadas para o uso do aspirador de pó. Esse objeto não foi projetado para aspirar determinados materiais, então fique atento a essas sujidades.
5. Móveis ou objetos com pintura
Evite passar o aspirador em móveis ou objetos com pintura delicada, pois a sucção pode causar arranhões ou danos à superfície. Opte por métodos de limpeza mais suaves, como espanadores ou panos macios.
6. Próximo de aparelhos eletrônicos
Tenha cuidado ao utilizar o aspirador próximo de aparelhos eletrônicos, como TVs, computadores e equipamentos sensíveis. A estática costuma danificar os componentes internos a médio e longo prazo.