A região Sul e os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo vivem os efeitos de uma onda de frio que chegou no último fim de semana. Na madrugada da última terça-feira (13), a massa de ar polar que atingiu o Rio Grande do Sul derrubou as temperaturas em diversas cidades.
Leia mais: Excluídos do Google Maps! 10 lugares misteriosos que não podem ser vistos
Batendo o recorde de mínima do ano, os termômetros marcaram 4,9°C no Jardim Botânico e 2,7°C no Belém Velho, dois bairros de Porto Alegre. A madrugada foi marcada por chuva congelada, que ocorre quando a neve cai, vira água e depois se transforma novamente, caindo no chão em formato de neve.
Até a próxima sexta-feira (19), grandes volumes de chuva devem atingir os estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo e em toda a região Sul do Brasil, inclusive com possibilidade de geada. As mínimas devem variar entre 12°C e 18°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na quinta-feira (15), um ciclone extratropical se forma entre a costa de Santa Catarina e São Paulo. Em boa parte do centro do Brasil e interior do Nordeste, o tempo se mantém seco nos próximos dias.
Previsão de chuva
Confira onde chove até o fim desta semana:
Região Sul
Santa Catarina e Paraná devem registrar chuvas volumosas no início da semana devido ao avanço de um sistema frontal. Nos dias seguintes, os volumes elevados continuam, exceto no sul do Rio Grande do Sul.
Regiões Centro-Oeste e Sudeste
Os meteorologistas preveem tempo seco em quase todas as áreas desses dois estados, exceto no centro-sul do Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo. Nessas regiões, o volume de chuva pode ultrapassar 60 mm.
Região Norte
Chove volumes acima de 40 mm na área central do Amazonas, faixa oeste e nordeste do Pará, Roraima e Amapá. O tempo seco continua em Rondônia, Tocantins e sul do Pará.
Região Nordeste
A semana inteira será de chuvas persistentes no Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia). Os volumes devem aumentar a partir desta quarta-feira entre o Rio Grande do Norte e Sergipe.