Se os tomates estão perdendo rápido, faça este TRUQUE simples

O tomate é um alimento que amadurece rapidamente em certas condições, então descubra como aumentar sua durabilidade seguindo estas dicas.



Entre os ingredientes mais presentes na culinária brasileira está o tomate, que confere sabor a diversas receitas tradicionais. Portanto, costuma ser adicionado em molhos, saladas, refogados e até mesmo em pratos principais. Apesar da popularidade, nem todas as pessoas sabem armazenar o tomate corretamente. Você coloca seus legumes na geladeira? Veja quais são os riscos.

Veja também: Ninguém dava nada para estas frutas até provarem que elas queimam gordura

Você armazena os tomates na geladeira? Cuidado

Embora seja comum guardar alimentos na geladeira para prolongar sua durabilidade, os tomates são uma exceção. O refrigerador pode afetar negativamente a textura e demais características do tomate.

Essa prática faz com que ele perca parte de sua qualidade, pois compromete sua acidez, além de reter muita água. Nesse caso, quando mantido em uma temperatura inferior a 12 °C, sua estrutura muda completamente.

Dessa forma, os tomates acabam apresentando uma consistência farinhenta e sem o sabor naturalmente doce e suculento. Mesmo aumentando seu prazo de validade, torna o ingrediente menos saboroso, afetando o resultado das receitas.

O sabor do tomate é afetado por altas temperaturas

O calor é prejudicial para a maioria dos alimentos perecíveis, mas o tomate também é particularmente sensível a altas temperaturas. Nesse sentido, é recomendado armazenar os tomates em locais frescos e arejados.

Estas frutas são delicadas e não devem ficar expostas ao calor excessivo, por exemplo, sob o sol. Mantenha a maioria dos seus alimentos naturais em um ambiente seco, sem umidade e em temperatura ambiente.

Este é o melhor truque para aumentar a durabilidade do tomate

Um truque simples que visa aumentar a durabilidade do tomate é armazená-lo com os caules voltados para baixo. Lembre-se que o caule diz respeito à parte onde o fruto fica conectado à planta, evidenciado uma abertura.

Essa dica prolonga sua vida útil, porque essa área, ao ser colocada em direção oposta à entrada de ar, inibe a oxidação. Sendo assim, retarda o amadurecimento do tomate, que não deve ser congelado in natura, apenas como molho.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário