Muitas pessoas utilizam as tatuagens para se expressar artisticamente e assim passam detalhes sobre a personalidade. Infelizmente, no mundo do crime, as tatuagens passam a ter outra função, principalmente devido aos significados que determinados desenhos carregam. Por exemplo, o Primeiro Comando da Capital (PCC), maior facção da América Latina, tem a carpa como um dos símbolos de membros da organização.
Leia mais: Mulher paga R$ 12,8 mil em esboço de tatuagem, mas resultado é castrófico
Dessa forma, a tatuagem criminal é vista por investigadores e pesquisadores desse universo como uma forma de o indivíduo se identificar com os seus companheiros do mundo ilícito, ou seja, enviar mensagens por meio de códigos predeterminados entre os criminosos. Claro, é importante ressaltar que muitos desses desenhos são comuns para quem gosta de tatuar, então nem sempre ter uma tatuagem com os símbolos indica ligação com o mundo do crime.
Quais as tatuagens mais famosas no meio?
Palhaço
O desenho de palhaço, no mundo ilegal, tem ligação com assaltantes, matadores de policiais e quadrilheiros. Caso a ilustração seja acompanhada de lágrimas pretas, significa que amigos da pessoa foram mortos por rivais. No caso de amigos mortos por policiais, a representação se dá por meio de lágrimas vermelhas.
Carpa
Como dito anteriormente, a carpa é notada principalmente em membros do PCC. O peixe tem forte ligação com a cultura oriental, significando “prosperidade”. Caso a carpa esteja apontando para cima, significa que o criminoso está em ascensão ou que ocupa uma posição de respeito dentro da organização.
Bruxo/mago
Representa os criminosos especialistas em assaltos à mão armada, principalmente em bancos, caixas eletrônicos, comércios e transportes coletivos. Além disso, o desenho pode significar que o indivíduo sabe lidar com explosivos.
Saci
O personagem de uma perna só do folclore brasileiro indica criminosos ligados ao tráfico de drogas. Geralmente, usuários e aqueles que controlam o preparo e a distribuição das drogas. Costuma ser tatuado nos braços e na barriga.
Jesus Cristo
O maior símbolo do catolicismo é tatuado por pessoas que estão ligadas ao latrocínio ou a homicídios. Quando está tatuada no peito, significa ligação com os crimes. Caso esteja tatuada nas costas, é relacionada à proteção.
“Amor, só de mãe”
Outra tattoo curiosa encontrada nos detentos é a frase ou um coração com arco e flecha atravessada. Nesse caso, o desenho não tem nada a ver com a relação familiar. O verdadeiro significado é de que o preso foi violentado sexualmente dentro da cadeia. Inclusive, geralmente é uma tatuagem feita sem o consentimento do detento.
Diabo
Não é só Jesus Cristo que costuma ser tatuado pelos prisioneiros. No caso do diabo ou de algum demônio, o desenho quer dizer que o criminoso tem prazer em matar rivais ou que é pistoleiro. Assim, ele não sente remorso por ter tirado a vida de outras pessoas.