Desde quinta-feira (15), um ciclone extratropical tem trazido preocupações para as regiões Sul e Sudeste do país. Esse fenômeno pode resultar em enxurradas e o tempo neste final de semana pode piorar nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
Leia também: Ação do El Niño? Passageiros relatam aumento de turbulência em voos
De acordo com a Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia, existe um risco significativo de acumulação de chuvas, especialmente nas cidades litorâneas.
Desde de quinta-feira, as temperaturas começaram a cair, com máximas abaixo de 20°C nos três estados da região Sul. As mínimas podem chegar a 10ºC em Curitiba, 12ºC em Porto Alegre, 15ºC em São Paulo e Florianópolis.
Tempo neste final de semana segue frio e chuvoso
A forte massa de ar frio de origem polar que acompanha essa frente fria também manterá as temperaturas muito baixas em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre.
Embora as áreas de instabilidade que causaram chuvas intensas no Grande Recife na quarta-feira (14) estejam perdendo força, ainda há possibilidade de chuvas moderadas a fortes ao longo do litoral leste do Nordeste no final de semana.
Na região Norte, principalmente em grande parte do Amazonas, incluindo a capital Manaus, a previsão para os próximos dias também é de chuvas fortes.
Uma massa de ar frio e seco de origem polar também deve se deslocar pelo centro-sul do país, provocando geada generalizada no domingo (18), nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.
Apesar de o inverno só começar oficialmente na próxima quarta-feira (21), o frio e a chuva já se espalham pelo país. No entanto, a expectativa é que, de forma geral, o inverno seja um pouco mais quente este ano por conta do El Niño, que deve ocorrer no segundo semestre. Somente áreas próximas à costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem registrar temperaturas mais frias que o normal.