Detran tem novidade animadora para mais de 1.000 brasileiros; entenda

Departamento de trânsito de um estado brasileiros abre vagas para emissão gratuita da carteira de habilitação.



Muita gente que sonha em tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não faz isso porque não possuem condições financeiras de arcar com o processo. Isso também ocorre com alguns motoristas que já possuem o documento, mas não têm dinheiro para renová-lo após seu vencimento.

Leia mais: Pix terá tarifa a partir do dia 19 de julho para ESTE público; veja os valores

A emissão e o controle das CNHs é uma responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), um órgão estadual que também fiscaliza o trânsito brasileiro. A autoridade garante o cumprimento das regras com o objetivo principal de preservar a vida.

O Detran também é responsável pelas etapas envolvidas no processo de habilitação, como o exame teórico e a prova prática. Ele garante que apenas candidatos considerados aptos possam conquistar a carteira de motorista.

Novidade alegra futuros motoristas

Uma das iniciativas mais importantes mantidas pelos estados é a CNH Social, um programa que oferece vagas para a emissão ou renovação gratuita do documento. A boa notícia é que o Detran do Espírito Santo convocou mais de 1.000 candidatos suplentes para ocupação dessas vagas.

A lista com os nomes dos 1.110 inscritos no programa CNH Social 2023 já foi divulgada e está disponível no site da www.detran.es.gov.br. Para garantir sua participação, o futuro condutor deve fazer a matrícula on-line até o dia 30 de junho de 2023, na aba “CNH Social” do portal.

Essas vagas sobressalentes não foram ocupadas pelos aprovados na primeira fase por descumprimento dos prazos estabelecidos. Os suplentes serão convocados em ordem de classificação para preenchê-las.

Após a matrícula, o interessado deve procurar a autoescola indicada em até 15 dias corridos para concluir a abertura do processo. Em seguida, terá 30 dias úteis para realizar a biometria em uma agência do Detran-ES, mediante agendamento no site da autoridade de trânsito.

Vantagens do programa

O programa CNH social oferece vagas para primeira habilitação de moto (categoria A), primeira habilitação de carro (categoria B) e troca para categoria D (micro-ônibus, ônibus e van) ou E (caminhão e carreta). Também há oportunidades para adicionar as categorias A ou B no documento.

Para participar, é preciso ter idade mínima de 18 anos, saber ler e escrever e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Mais informações e detalhes podem ser encontrados no site do Detran-ES.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário