Um dos maiores desafios do mundo moderno, para a maioria das pessoas, é ter uma boa noite de sono. Isso quer dizer que, além de saber quais as melhores posições na hora de dormir, também é preciso tomar várias medidas para evitar os maus hábitos que dificultam um sono tranquilo. E você, já achou a sua posição?
Leia mais: Adeus, insônia! Se quer ter noites tranquilas, livre-se DESTE hábito tóxico
Entre esses hábitos, é essencial ficar longe de celulares e outros eletrônicos algum tempo antes de dormir. O recomendado é, pelo menos, uma hora. Você consegue? Tem mais! As luzes muito fortes também prejudicam a produção de melatonina, hormônio essencial para conseguir pegar no sono.
Como um bônus, já foi cientificamente comprovado que algumas posições na hora de deitar, em comparação com as outras, podem acarretar noites de sono muito melhores. Veja algumas das mais populares.
Como escolher a melhor posição para dormir
Dormir de lado
Considerada uma das melhores e mais comuns para ter uma noite sem dores e tensões no corpo, esta posição permite o alinhamento e o relaxamento da coluna, logo é ideal para todas as idades.
Com isso, dormir de lado é uma posição que melhor se adequa aos corpos que têm uma menor flexibilidade, como indivíduos adultos e mais velhos. Além disso, também gera conforto nas vias respiratórias. E, por fim, ter um travesseiro extra para poder abraçar nessa posição diminui o estresse e a ansiedade causadas durante o dia.
De barriga para cima
Dormir de barriga para cima também é uma posição neutra e confortável, pois distribui o peso do corpo uniformemente e não sobrecarrega nenhuma área sensível. Com exceção de mulheres grávidas, é claro, pois essa posição pode ser prejudicial, uma vez que exerce maior pressão na veia cava.
Isso dificulta a circulação sanguínea para o feto e causa dores nas costas da mãe.
Esta é uma ótima posição no geral, recomendada até por quiropratas, especialmente caso seja utilizado um travesseiro mais fino para evitar diferentes pressões na coluna.
De bruços
Por fim, apesar de parecer muito confortável para muita gente, dormir de bruços nem sempre é a melhor opção para garantir uma boa noite de sono. Isso de deve ao fato de que, ao escolher essa forma, a direção da cabeça ficará contrastando com a posição da coluna. Isso quer dizer que ocorre uma maior pressão no pescoço, ombros e também no quadril, lo que acabará piorando ou causando uma dor maior nessas regiões.