scorecardresearch ghost pixel



Adeus, insônia! Se quer ter noites tranquilas, livre-se DESTE hábito tóxico

Estas dicas práticas e eficazes vão ajudar você a livrar-se da insônia e desfrutar de noites tranquilas e revigorantes.



O sono é aquele super-herói que faz toda a diferença na nossa saúde e bem-estar. Enquanto a gente dorme, nosso corpo se recupera e renova as energias, e nosso cérebro organiza as memórias e processa tudo o que aprendemos. Mas olha só, quando a insônia resolve aparecer, a coisa fica complicada.

Leia mais: Não dorme o suficiente? Está sempre cansado? ESTA é a quantidade de sono ideal

Sabe aquele costume de ficar de olho no relógio, calculando freneticamente quanto tempo de sono ainda resta? Pois é, uma pesquisa recente publicada na revista científica Primary Care Companion for CNS Disorders mostrou que isso só piora a insônia, tornando o processo de adormecer ainda mais desafiador. E olha só, acredite ou não, essa mania pode até levar você a usar mais remédios para dormir.

Resultados do estudo e o impacto do monitoramento do tempo

Os dados de 4.886 pacientes foram analisados pelos cientistas. Eles responderam a questionários que avaliaram a gravidade da insônia, o tempo gasto calculando as horas de sono restantes e o uso de medicamentos para dormir. Os resultados mostraram uma forte ligação entre esses três pilares.

“Descobrimos que esse monitoramento do tempo tem um efeito principalmente no uso de medicamentos para dormir porque aumenta os sintomas de insônia”, relataram especialistas que participaram do estudo.

Esses medicamentos são comumente recomendados a pessoas com dificuldade de adormecer, despertares frequentes durante a noite ou insônia crônica. Porém, cada um deles pode ter ações e efeitos colaterais específicos. É essencial buscar orientação médica antes de iniciar qualquer tratamento.

A psiquiatra Eglae Souza, do Instituto de Psiquiatria Paulista, alerta que o uso inadequado pode agravar o quadro clínico e psiquiátrico, tornando a vida ainda mais difícil. O uso prolongado pode levar à dependência, tolerância, falta de coordenação motora, sonolência diurna, depressão e redução da qualidade do sono natural.

Dicas para melhorar o sono e combater a insônia

Agora que você tem uma compreensão mais clara sobre a insônia e seus efeitos, vamos compartilhar algumas dicas úteis para ajudá-lo a dormir melhor:

1. Estabeleça uma rotina de sono regular: tente dormir e acordar sempre nos mesmos horários para regular o relógio interno do seu corpo.

2. Crie um ambiente propício ao sono: mantenha o quarto escuro, silencioso e com uma temperatura agradável. Considere o uso de cortinas blackout, tampões de ouvido ou máscaras de dormir, se necessário.

4. Evite estimulantes antes de dormir: evite cafeína, nicotina, álcool e refeições pesadas antes de deitar.

5. Pratique atividades relaxantes antes de dormir: leia um livro, tome um banho quente ou pratique técnicas de relaxamento, como meditação ou ioga.

6. Mantenha uma alimentação equilibrada: uma dieta saudável e balanceada pode contribuir para um sono melhor. Evite refeições pesadas antes de dormir e opte por alimentos leves e nutritivos.

7. Limite o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir: a luz azul emitida por smartphones, tablets e computadores pode interferir na qualidade do sono. Desligue esses dispositivos pelo menos uma hora antes de ir para a cama.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário