Inverno com calor? Tempo seco e quente predominam no Brasil NESTA sexta (23/06)

De acordo com a previsão do tempo, as chuvas começam a cessar em grande parte do país, além das temperaturas estarem mais altas.



Devido a formação de um cavado no Paraguai, a sexta-feira (23) se inicia com um aumento no nível das chuvas no Sul do Brasil. Com isso, nuvens carregadas estão sendo levadas para o Rio Grande do Sul desde o começo da semana, chegando em Santa Catarina e também no Paraná. Contudo, as chuvas acontecerão apenas no Sul durante esta sexta.

Leia mais: Chegue aos 100: ciência aponta 4 hábitos como o ‘segredo’ para a vida longa

Em contrapartida, o ar seco mantém o tempo firme no Sudeste. O frio continua em São Paulo, porém com as temperaturas um pouco mais altas. Assim, a mínima em São Paulo será de 13ºC, aumentando conforme o sol sair durante o dia, chegando a máxima de 25ºC. No Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, a temperatura será ainda mais alta.

Sexta-feira sem chuvas em grande parte do país

Os mais afetados pelo grande bloqueio de ar seco que permanece no país são os estados do Centro-Oeste e parte do Nordeste. Dessa forma, a secura dos estados chega a gerar um estado de alerta dos moradores, com risco de desidratação. Já no caso das temperaturas máximas, todos os estados terão mais de 30ºC ao longo do dia. Em Mato Grosso e no Tocantins, essas temperaturas podem chegar próximo aos 35ºC.

Na região norte, parte dela está sob o efeito do bloqueio de ar seco, com o tempo firme e as temperaturas altas. Assim, Roraima e parte do Amazonas não contam com chuva durante essa sexta. Em contrapartida, Rondônia, Amapá e o restante do estado amazonense contarão com chuvas isoladas, que persistirão durante todo o fim de semana.

São João quente e seco

O dia de São João, comemorado no dia 24 de junho, terá condições diferentes de acordo com o local do país. No Sul, a data será comemorada debaixo de chuva, mesmo que os precipitados diminuam ao longo do fim de semana. No Sudeste e Centro-Oeste, o tempo fica firme e umidade baixa, ainda devido à influência bloqueio de ar seco.

Por fim, o Norte e o Nordeste, divididos pelos resquícios do bloqueio de ar seco, terão temperaturas altas e chuvas esporádicas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário